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Título: Reflexões sobre a importância do pedagogo em ambientes não escolares : atuação na Caixa Econômica Federal
Autor(es): Caires, Denise Deise Porto Rocha
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Professores - prática profissional
Aprendizagem organizacional
Universidade corporativa
Caixa Econômica Federal
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: CAIRES, Denise Deise Porto Rocha. Reflexões sobre a importância do pedagogo em ambientes não escolares: atuação na Caixa Econômica Federal. 2014. 91 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho visa abordar a formação e a importância do pedagogo e as questões que permeiam o processo educativo no interior de empresas e organizações não escolares, devido às novas exigências do mercado de trabalho e as diversas atribuições do pedagogo, dentre elas, a Pedagogia Empresarial. Além disso, busca-se demonstrar a atuação do pedagogo no campo empresarial/corporativo e analisar, mais especificamente, a educação corporativa no contexto da empresa CAIXA ECONÔMICA FEDERAL nos dias de hoje. Tem como objetivo situar a pedagogia na história e na atualidade, visando uma compreensão maior no que diz respeito à importância deste profissional e de sua atuação no mercado de trabalho e da educação para a formação e sustentação da sociedade. Com as mudanças ocorridas no contexto organizacional, reflexo das transformações da contemporaneidade, surge uma tendência cada vez maior das empresas em estruturarem processos de desenvolvimento e aprendizagem corporativa. É uma necessidade das organizações e das pessoas que nelas atuam. Este novo contexto compreende uma Pedagogia ampliada, capaz de dialogar com outros meios além da escola e do que ela abraça, sem perder sua identidade, o que é mais importante, tornando-se mais crítica consigo mesma e com a realidade que a cerca, adequando-se a ela e modificando-a. Deve também atentar-se às mudanças tecnológicas, pois elas muito contribuiram para os processos educativos na história. Neste sentido, a análise realizada na empresa CAIXA ECONÔMICA FEDERAL vem de encontro às novas demandas e exigências sociais e esclarece a visão dos próprios pedagogos sobre suas atribuições e se, na realidade, a teoria condiz com a prática vigente. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to address the training and the importance of educator and issues that permeate the educational process within companies and non-school organizations, due to new requirements of the labor market and the various tasks of the educator, among them, the Business Education. In addition, we seek to demonstrate the performance of the teacher in the business / corporate field and analyze, more specifically, in the context of corporate education company CAIXA ECONÔMICA FEDERAL today. Aims to situate pedagogy in history and at present, seeking a greater understanding regarding the importance of this work and its performance in the labor market and education for the training and support of society. With the changes in the organizational context, reflecting the transformations of contemporary times, an increasing trend of companies in structuring development processes and corporate learning arises. It is a necessity for organizations and people who work in them. This new context comprises an enlarged Pedagogy, able to dialogue with other means beyond the school and what it embraces, without losing their identity, what is more important, becoming more critical with herself and the reality that surrounds it, adapting to it and modifying it. Must also be attentive to technological changestoo contributed to the educational processes in history, as they . In this sense, the analysis carried out in the company CAIXA ECONÔMICA FEDERAL comes against new social demands and requirements and clarifies the vision of educators about their own powers and is, in fact, the theory is consistent with current practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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