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Título: Relação família – escola : o processo de aprendizagem na visão de professores de crianças de 4 a 6 anos
Autor(es): Sodré, Vanessa Gama
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Família
Aprendizagem
Lar e escola
Educação de crianças
Alfabetização
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: SODRÉ, Vanessa Gama. Relação família – escola: o processo de aprendizagem na visão de professores de crianças de 4 a 6 anos. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O tema investigado na presente pesquisa versa sobre a aprendizagem de crianças frente às diferentes estruturas familiares na visão de professores de três tipos de instituições escolares sendo estas escolas públicas do plano piloto (Brasília-DF), instituições privadas da Asa Sul (Brasília- DF) e escolas de cunho filantrópico localizadas na Asa Norte (Brasília- DF) e no bairro Jardim ABC de Goiás sendo que todas as instituições atendem crianças com idade entre 4 a 6 anos. Essa idade foi estipulada pelo fato das crianças estarem em momento de transição entre o ambiente familiar e o ambiente escolar, sendo importante um trabalho em conjunto nesse momento. A pesquisa teve como objetivo investigar como a relação família/escola pode ajudar no processo educacional da criança na educação infantil. A pesquisa foi realizada no meio do segundo bimestre escolar, sendo que neste período os professores já tinham um contato maior com os alunos e suas famílias. Para obtenção dos dados, a pesquisa consistiu em um questionário aplicado a quinze professores. Sendo que treze eram do sexo feminino e dois do sexo masculino, a idade variou entre dezenove a quarenta anos. O questionário se estruturou em seis questões, sendo três abertas três fechadas. A amostra da presente pesquisa constituiu-se de conveniência, pois nas quatro instituições visitadas pela pesquisadora os professores participantes foram os que se dispuseram a responder o questionário da pesquisa. Os resultados apontam que existem diversas estruturas familiares no mundo contemporâneo, porém a família nuclear é predominante sobre as demais estruturas, seguido pelos pais divorciados (recasados) e os solteiros com filhos, as demais estruturas são as de crianças que são criadas por outros membros da família e outros que aparece em menor quantidade, sendo que a única estrutura que não se apresenta no ambiente escolar pesquisado é a de casais homossexuais. Quanto à participação dos pais na escola de acordo com a pesquisa, verifica-se que o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos cujos pais não são participativos na escola fica afetado, porém este não é o único fator que interfere na aprendizagem. Conclui-se dessa maneira que apesar de muitas mudanças no decorrer da história e da formação estrutural da família, a família nuclear é ainda é a que apresenta maior índice na sociedade. Se tratando do desenvolvimento da aprendizagem das crianças é de suma importância que a família esteja sempre em contato com a escola, pois a participação desta instituição na vida do aluno faz com que o aprendizado aconteça sem muitas dificuldades, não se anula aqui a importância do professor, pois ele também é um dos atores responsáveis pelo processo de aprendizagem, porém as crianças cujos pais não são participativos na escola tendem a ter o seu processo de aprendizado interferido, pois há questões em que a família e a escola têm que trabalhar em conjunto e a ausência de uma dessas bases podem causar sérios problemas para o desenvolvimento integral da criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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