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Título: Provinha Brasil 2014 : um estudo sobre o uso dos resultados segundo algumas professoras da Regional do Plano Piloto/Cruzeiro
Autor(es): Araujo, Vívia Lira de
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Avaliação educacional - ensino fundamental
Prática de ensino
Planejamento educacional
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 10-Set-2014
Referência: ARAUJO, Vívia Lira de. Provinha Brasil 2014: um estudo sobre o uso dos resultados segundo algumas professoras da Regional do Plano Piloto/Cruzeiro. 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como as professoras da Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro utilizam os resultados da Provinha Brasil na (re) organização de suas práticas pedagógicas. Para tanto, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com seis professoras do 2° ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas da Asa Sul e do Cruzeiro. Assim, foram utilizados como instrumentos de pesquisa o questionário e a entrevista semiestruturada sobre a Provinha Brasil. Para as análises das entrevistas foram estruturados quatro categorias de análises: a) A Provinha Brasil como Instrumento Pedagógico, b) Correção e Interpretação dos Resultados da Provinha Brasil, c) Ações Desenvolvidas pelos professores e gestores a partir da Provinha Brasil e d) Contribuições da Provinha Brasil para as áreas de Português e Matemática. Após as análises, foi possível constatar que as professoras pesquisadas percebem a Provinha Brasil como um instrumento que oportuniza a identificação das dificuldades de seus alunos e que todas elas afirmam utilizar os resultados para redirecionar sua prática pedagógica. Por outro lado, se pode constatar também que o desconhecimento da avaliação Provinha Brasil, a visão meramente quantitativa dos resultados e a falta de ações pela escola podem prejudicar o cumprimento do papel dessa avaliação como instrumento pedagógico. Destaca-se que é necessário reconhecer que a Provinha Brasil contribui para o redirecionamento da prática pedagógica, mas como todo instrumento de avaliação externa, ela possui limitações. Conclui-se, portanto, que há a necessidade de que os professores e gestores escolares recebam orientações claras e precisas para o melhor entendimento dessa avaliação. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study aims to investigate how teachers of Regional Teaching from Plano Piloto/Cruzeiro use the results of Provinha Brasil in the (re) organization of their pedagogical practices. Several interviews with six teachers of the 2nd year of Elementary school in four public schools in Asa Sul and Cruzeiro was performed. Questionnaires and a semi-structured interview were used as a research tool about Provinha Brasil. For the analyzes of the interviews were structured categories of analysis: a) Provinha Brasil as an Educational Tool, b) Correction and Interpretation of Provinha Brasil Results, c) Actions Developed by teachers and managers from Provinha Brasil, and d) Contributions of Provinha Brasil matters in Portuguese and Mathematics. After analysis it was found that the teachers surveyed perceive Provinha Brasil as a tool that provides an opportunity to identify the difficulties of their students and they all assert to use the results to redirect their pedagogical practice. On the other hand one can also note that the lack of Provinha Brasil evaluation, purely quantitative view of the results and the lack of action by the school may affect the achievement of the role that assessment as an educational tool. It is emphasized that it is necessary to recognize that Provinha Brasil contributes to the redirection of pedagogical practice, but like any external evaluation instrument, it has limitations. We conclude therefore that, there is a need for teachers and school managers receive clear and accurate guidelines to the best understanding of this review.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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