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Título: Educação de surdos : uma análise comparativa entre turmas do 5º ano de uma escola inclusiva e de uma escola bilíngue no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Renata Carolina da
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Surdos - educação
Educação inclusiva
Educação bilíngue
Surdos - aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 17-Jul-2014
Data de publicação: 8-Set-2014
Referência: SILVA, Renata Carolina da. Educação de surdos: uma análise comparativa entre turmas do 5º ano de uma escola inclusiva e de uma escola bilíngue no Distrito Federal. 2014. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as semelhanças e diferenças existentes entre o modelo educacional inclusivo e o bilíngue para surdos e as possíveis implicações pedagógicas de cada um para a aprendizagem desses estudantes. Para tanto, buscou-se através de documentos legais e fontes históricas investigar as origens desses modelos educacionais disponíveis aos alunos surdos, analisando, a partir de referências que se pautam em uma perspectiva sócio-cultural da surdez, as contribuições e bases fundamentadas nesses dois modelos distintos. O desenvolvimento metodológico foi feito a partir da epistemologia qualitativa, e, considerando os objetivos dessa investigação e do método comparativo, optou-se pela utilização de observações participantes e crítico reflexivas como instrumento de pesquisa. A construção dos dados se deu por meio do acompanhamento sistemático da rotina escolar de duas turmas de 5º ano de instituições de ensino, sendo uma situada em uma escola inclusiva e a outra em uma escola bilíngue. Os principais resultados encontrados apontam para as profundas distinções entre esses dois modelos, que, entre outros fatores, diferenciam-se principalmente no que diz respeito ao acesso a língua de sinais oferecido aos alunos surdos, o respeito a sua visualidade e as estratégias pedagógicas utilizadas com esse alunado. Observou-se que essas diferenças em muito se relacionam com as questões referentes à formação dos profissionais que atuam diretamente com esses alunos e as concepções sobre surdez presentes em cada contexto investigado. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The following paper has as objective to analyze the similarities and differences existing between the inclusive and the bilingual educational model and the possible pedagogical implications of each one for the education of them. For that we searched through legal documents and historical sources investigating the origins of these educational models available for deaf students, analyzing, from references that are based in a social-cultural perspective of deafness, like the possible implications of the fundamental practices in these two distinct models. The methodological development was created from a qualitative epistemology and, considering the objectives of this investigation, it was opted for the utilization of participant and critic-reflexive observations as an instrument of research. The data construction happened through systematic accompaniment of the school routine of 5tth grade classes of educational institutions being one placed in an inclusive school and the other in a bilingual school. The main achieved results point to the deep distinctions between these two models, which, among other factors, differ from each other mainly regarding to the access to the sign language offered to the deaf students, the respect with their visuality and the pedagogical strategies used with these students. It was observed that these differences are much related with the questions that refer to the preparation of the professionals who work directly with these students and the conceptions about deafness present in every context investigated.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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