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dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorBezerra, Thaís Amanda dos Anjos-
dc.identifier.citationBEZERRA, Thaís Amanda dos Anjos. O bullying interferindo na construção social do estudante. 2014. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho busca identificar as características marcantes de comportamento dos alunos que sofrem bullying e como este interfere na vida social desses estudantes quer também identificar como os profissionais de educação acreditam que a família deve fazer para lidar com a situação. O bullying é o comportamento agressivo que existe entre os estudantes, essas agressões se dão através da forma física, moral, verbal e psicológica. A abordagem do Bullying estará voltada neste trabalho para a construção social dos indivíduos que sofrem esse tipo de agressão, quais são as consequências geradas para a vida dessa vítima ainda quando criança e depois que chegam a maturidade da vida adulta. A pesquisa foi baseada nos autores Gustavo Teixeira que escreveu o livro Manual Antibullying, David Nasio que explica todo o trabalho de Freud em sua obra intitulada O prazer de ler Freud, Ana Beatriz Silva também faz parte deste elenco com seu bestseller Mentes Perigosas, entre outros que também foram base para esta pesquisa. A referente pesquisa está voltada para professores e coordenadores das instituições de ensino que lidam com alunos de 1º ao 5º ano. Nela buscou-se investigar o que esses educadores estão fazendo nas instituições acerca desse tipo de violência, como ela está sendo abordada, o que entendem acerca do assunto e o que acreditam que as famílias devem fazer com relação a esse problema.A pesquisa foi realizada por meio de questionário para professores, coordenadores e orientadores que abrangem os alunos do 1º ao 5º ano. A pesquisa será apresentada e analisada de acordo com as respostas e o conhecimento no que diz respeito ao bullying que os educadores da instituição de ensino pesquisada apresentaram. Optou-se por desenvolver a análise das seguintes categorias: 1) Como o bullying é compreendido; 2) Como o bullying interfere na vida social; 3) Como o bullying deve ser tratado em sala de aula; 4) Principais mudanças de comportamento da vítima; 5) Postura da família diante do bullying.Os objetivos do presente trabalho, foram contemplados nesta instituição de ensino, pois os profissionais e a instituição demonstraram ter interesse em combater este tipo de violência escolar. A instituição tem trabalhado para que esse problema não seja frequente, mas seu programa ainda apresenta diversas falhas que precisam ser melhoradas com urgência.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.subject.keywordSocializaçãoen
dc.subject.keywordBullyingen
dc.subject.keywordEstudantesen
dc.titleO bullying interferindo na construção social do estudanteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-08T22:51:42Z-
dc.date.available2014-09-08T22:51:42Z-
dc.date.issued2014-09-08T22:51:42Z-
dc.date.submitted2014-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8331-
dc.language.isoPortuguêsen
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