Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8323
Título: | Educação popular e economia solidária : vivência na comunidade do Sol Nascente |
Autor(es): | Montezuma, Késsia de Araújo Rufino |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Educação popular Economia solidária Setor Habitacional Sol Nascente (DF) |
Data de apresentação: | 1-Jul-2014 |
Data de publicação: | 5-Set-2014 |
Referência: | MONTEZUMA, Késsia de Araújo Rufino. Educação popular e economia solidária: vivência na comunidade do Sol Nascente. 2014. 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso traz o relato de experiência em Educação Popular e Economia Solidária realizada na Comunidade do Sol Nascente em Ceilândia - DF. Na tentativa de se lançar um novo olhar sobre a Educação Popular, o mesmo traz um breve resgate do contexto histórico no Brasil que envolvem a Educação Popular e os movimentos sociais, buscando levar em consideração elementos como a igualdade e a cooperação, princípios defendidos pela Economia Solidária. Nessa perspectiva identificam-se alguns déficits do sistema educativo, pois o mesmo, em diversos momentos, desconsidera a importância da Educação Popular e assume a função social de reprodução do sistema capitalista. Consciente do equívoco que se comete quando a educação que não é pautada sob a perspectiva de uma formação emancipadora dos educandos, no presente trabalho projeto minhas expectativas aliadas à vivência prática com a Educação Popular a fim de manifestar a importância de uma educação para a formação crítica dos educandos e de suas comunidades, onde os mesmos tenham a oportunidade de descobrir que é possível construir um futuro cooperativo, mais justo e solidário. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons