Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8322
Título: | O lúdico como fator de qualidade na educação infantil : visão de professoras |
Autor(es): | Oliveira, Lorrane Caroline de |
Orientador(es): | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto: | Educação de crianças Atividades lúdicas Qualidade (Educação) |
Data de apresentação: | 9-Jul-2014 |
Data de publicação: | 5-Set-2014 |
Referência: | OLIVEIRA, Lorrane Caroline de. O lúdico como fator de qualidade na educação infantil: visão de professoras. 2014. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A pesquisa aqui desenvolvida teve como objetivo analisar a visão de professoras da educação infantil sobre o lúdico como fator de qualidade nessa etapa da educação. Visa neste trabalho verificar a prática pedagógica de professoras da educação infantil no âmbito lúdico, reconhecer a importância do lúdico na educação infantil, analisar o lúdico como fator de qualidade na educação infantil e apresentar resultados que evidenciem o lúdico como fator de qualidade. Neste sentido, o presente trabalho está organizado em três partes: Memorial, Monografia e Perspectivas Futuras. Na primeira parte são resgatadas memórias importantes da vida pessoal, escolar e acadêmica da autora que colaboraram para sua formação e sua situação atual. A segunda parte relata uma pesquisa sobre a visão de professoras de educação infantil sobre o lúdico como fator de qualidade, onde está presente um referencial teórico no âmbito da educação infantil e seu histórico, da qualidade na educação infantil e do lúdico como fator de qualidade na educação infantil. Além disto, foi realizado um levantamento de dados com uma abordagem qualitativa da pesquisa e seu contexto, os participantes, instrumentos, construção de dados e procedimentos de análise dos dados, a qual teve como base a qualidade na prática pedagógica, o sentido da prática lúdica na educação infantil e o lúdico e a qualidade na educação infantil. A terceira parte, perspectivas futuras, apresenta caminhos que a mesma pretende seguir após a conclusão do curso de pedagogia. Os dados mostraram a relevância do lúdico para a educação infantil, sendo fundamental para criança e singular para seu desenvolvimento. Apesar de ser pouco usado, todas as professoras entrevistaras reconhecem o lúdico como fator de qualidade na educação, levando em conta todo o contexto e o ambiente o qual estão. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons