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Título: Alfabetização e letramento na EJA
Autor(es): Brito, Késsia Pereira
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática de ensino - língua portuguesa
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 5-Set-2014
Referência: BRITO, Késsia Pereira. Alfabetização e letramento na EJA. 2014. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo descrever práticas pedagógicas de uma classe de alunos alfabetizandos do primeiro segmento da EJA para analisar como elas favorecem ou não o alfabetizar letrando. Para isso, foi adotada uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual foi feita a observação participante. Os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e a análise documental. A observação ocorreu em uma turma do terceiro ano do primeiro segmento da EJA em uma escola da rede pública do Distrito Federal. As aulas na turma observada são ministradas por duas professoras, sendo que uma leciona de segunda a quarta-feira e a outra, nas quintas e sextas-feiras. Os alunos dessa turma são de idades variadas. A mais jovem tem 24 anos e o mais idoso, 70 anos. As análises das aulas foram fundamentadas em estudos sobre alfabetização, letramento, alfabetizar letrando e gêneros textuais, sendo que os autores mais utilizados foram: Soares (2004 e 2010); Morais, Leal, Albuquerque (2010); Cagliari (1998); Carvalho (2011); Ferreiro (1991) e Marcuschi (2005, 2010 e 2010b). A partir das análises das aulas, percebeu-se que as práticas pedagógicas com os gêneros textuais proporcionam maior participação e interação dos alunos com os textos. No entanto, as atividades de escrita desenvolvidas na turma estiveram mais voltadas à cópia de algumas partes dos gêneros textuais trabalhados em sala, o que significa que o trabalho na turma pesquisada se orienta mais pela alfabetização, nos moldes da alfabetização tradicional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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