Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8305
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HelenaBeatrizBritodaCosta.pdf831,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorCosta, Helena Beatriz Brito da-
dc.identifier.citationCOSTA, Helena Beatriz Brito da. O brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança: a perspectiva de professores de educação infantil. 2014. 116 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO tema investigado pelo presente trabalho de conclusão do curso de graduação em Pedagogia trata sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança na perspectiva de professores de Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, que ministram aulas para educandos com idade entre 04 e 05 anos. A pesquisa foi realizada junto a professores da turma do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, da Universidade de Brasília, ofertado em convênio com a Secretaria de Educação do DF e Ministério da Educação. O objetivo principal deste trabalho é investigar as contribuições do brincar para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na perspectiva de professores de Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal. Como objetivos específicos, destacam-se: analisar a presença do brincar no cotidiano escolar das crianças e na prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, refletir como as mediações pedagógicas dos professores interferem nas brincadeiras infantis e verificar se os professores percebem as contribuições do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, constituindo um estudo de campo cujo caráter é o exploratório qualitativo. Para a obtenção das informações, foram analisados 20 questionários respondidos pelos professores da turma do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. As informações obtidas pelos questionários foram dispostas em 8 categorias, criadas a priori conforme os procedimentos de análise. Cada categoria refere-se a uma pergunta do questionário e envolve diversos termos que foram agrupados em classes conforme a relação semântica entre as respostas dos participantes. Os resultados apontados a partir da análise e discussão das categorias indicaram que os professores percebem as contribuições do brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que ele promove o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, a interação com outras crianças e com o adulto e o aprendizado de regras e limites que serão demasiado úteis para a vida dos educandos. Além disso, percebeu-se que o brincar se faz presente a todo momento na prática pedagógica dos professores participantes por meio brincadeiras dirigidas e livres, jogos de concentração e raciocínio lógico, brincadeiras e jogos populares e promotores da imaginação e criatividade, esportes, jogos com o corpo humano e alfabeto. Por sua vez, as brincadeiras presentes no cotidiano dos alunos contribuem para favorecimento da autonomia e são propostas em momentos diversificados da aula e em diferentes espaços da escola. Dessa maneira, conclui-se que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, porque ao brincar, ela poderá comunicar-se e interagir com outras pessoas e com o ambiente em que vive. Os professores, ao perceberem essa importância, buscam contribuir para que seus alunos aproveitem ao máximo os recursos lúdicos oferecidos durante as aulas, pois os jogos e brincadeiras podem constituir instrumento de apropriação e aprendizado do mundo pela criança.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleO brincar no desenvolvimento e aprendizagem da criança : a perspectiva de professores de educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-04T23:25:14Z-
dc.date.available2014-09-04T23:25:14Z-
dc.date.issued2014-09-04T23:25:14Z-
dc.date.submitted2014-06-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8305-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons