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Título: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise dos periódicos nacionais do período de 1980 a 2013
Autor(es): Santos, Gabriella Dias dos
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Pesquisa educacional
Publicações científicas
Professores - formação
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 3-Set-2014
Referência: SANTOS, Gabriella Dias dos. A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos periódicos nacionais do período de 1980 a 2013. 2014. 118 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar qual o perfil traçado do professor polivalente em artigos de periódicos de circulação nacional publicados no período de 1980 a 2013, e a sua relação com a construção da profissionalidade do professor polivalente, o professor que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Professor polivalente nesse contexto é o professor que atua em diferentes áreas do conhecimento que compõem o currículo dos AIEF. Infere-se que a pesquisa educacional exerce influências indiretas na construção da profissionalidade do professor polivalente, em quatro momentos, dos quais ocorrem paralelamente. São eles: (i) por meio do contato do professor dos AIEF com a produção acadêmica; (ii) por meio das trocas de saberes obtido por intermédio de leituras sobre produções acadêmicas, entre professores dos AIEF e seus pares, e outros profissionais; (iii) por meio de discussões em sindicatos e associações docentes que usam como base a produção acadêmica; (iv) por meio de implantação e/ou implementação de políticas, leis e similares que tomam como base a produção acadêmica. Para comprovar se as discussões levaram em conta ou não as especificidades da profissão professor dos AIEF, uma análise documental, em artigos de 06 periódicos: CadernosCedes, Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, revista Educação & Sociedade, Revista Educação e Pesquisa e revista Em Abertofoi realizada. Os resultados apontam que ao longo do período estudado os periódicos publicaram 4.340 artigos. Desse total, apenas 138 artigos trataram sobre o professor dos AIEF, o equivalente a 3% do total de publicações. Foram encontrados nas discussões dos artigos quatro eixos temáticos: formação, atuação, formação e atuação, e representação social. Se compararmos os artigos publicados no período de 1980 a 1990, de 1991 a 2000, e de 2001 a 2013, percebemos que o número de artigos publicados praticamente dobrou de um período para outro. Dos artigos que tratam sobre o professor dos AIEF, somente 02 artigos o trata a partir de sua polivalência. Conclui-se que a relação entre produção acadêmica e a construção da profissionalidade do professor polivalente encontra-se problemática, porque os artigos de modo geral, não levam em consideração a polivalência do professor ao discutir sobre a sua formação e sobre sua atuação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research project has as its objective to verify the profile of multipurpose teachers as described in articles contained in national periodicals published during the period of 1980 to 2013, and its relationship with the construction of the professional competence of the multipurpose teacher, who works with students in their initial years of primary school (Anos Iniciais dos Ensino Fundamental, or AIEF, in Portuguese). A multipurpose teacher, in this context, is the teacher who works in different fields of knowledge, or with the different subjects, that make up the AIEF curriculum. It is possible to infer that educational research has an indirect influence in the construction of a multipurpose teacher‘s professional competence, at four different instances, and in a parallel fashion. These are as follows: through the AIEF teacher‘s contact with academic production; through the exchange of knowledge obtained through reading about academic research among AIEF teachers and their peers, and other professionals; through discussions at unions and teacher associations that make use of academic research as reference; through the establishment and/or implementation of policies, laws and similar measures that base themselves on academic research. To verify whether the discussions took the specificities of the AIEF teacher‘s profession into consideration, a documental analysis of articles in 06 periodical publications was conducted. These academic journals are as follows: Cadernos Cedes, Cadernos de Pesquisa, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, the journal Educação & Sociedade, Revista Educação e Pesquisa an the journal Em Aberto. The results point to the fact that throughout the period researched, these periodicals published 4.340 articles. Of this total, only 141 articles dealt with the AIEF teacher, which is equivalent to 3% of the total of publications. Three thematic axes were identified being discussed in these articles: training, performance, training & performance, and social representation. If compared to articles published during the periods of 1980 to 1990, of 1991 to 200, and of 2001 to 2013, one observes that the number of articles practically doubled from one period to the other. Of all the articles that deal with AIEF teachers, only 02 articles deal with these teachers as regards their multipurpose characteristics. One may conclude that the relationship between academic production and the construction of the multipurpose teacher‘s professional competence is problematic, since the articles, generally speaking, do not take into consideration the multipurpose aspect of the work carried out by these teachers when discussing their training and performance.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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