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https://bdm.unb.br/handle/10483/8296
Título: | Concepções sobre criança e infância e a influência da sociedade de consumo no processo de desenvolvimento infantil |
Autor(es): | Rodrigues, Evelyn Martins |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Crianças Sociedade de consumo Crianças - desenvolvimento Pais e filhos |
Data de apresentação: | 16-Jun-2014 |
Data de publicação: | 3-Set-2014 |
Referência: | RODRIGUES, Evelyn Martins. Concepções sobre criança e infância e a influência da sociedade de consumo no processo de desenvolvimento infantil. 2014. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar a percepção que os pais têm sobre o conceito de criança e infância e da influência da sociedade de consumo no desenvolvimento das crianças. Para isso, o trabalho busca abordar a concepção de infância e criança a partir de alguns teóricos como Ariés e Postman, na perspectiva do desenvolvimento infantil a monografia apresenta Piaget, Wallon e Vygotsky. Foi utilizado para a pesquisa o método exploratório descritivo, na qual foi aplicado um questionário a quatro mães e a quatro pais. As análises das informações revelam que os pais concebem as crianças como seres em fase inicial do desenvolvimento que necessitam de cuidados e educação, além de serem indivíduos dotados de inocência e imaturidade. A infância foi conceituada pelos pais participantes como um período da vida humana que se caracteriza pela formação de caráter e personalidade, assim como um período que também constitui-se de descobertas, fantasias e brincadeiras. Com relação as influências que favorecem o consumo, infere-se com esta pesquisa que tanto a sociedade quanto a família são instituições preponderantes para determinar não somente o consumo infantil, mas o comportamento e a forma de viver das pessoas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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