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Título: A influência da fala na escrita dos alfabetizandos
Autor(es): Lima, Elaine Rocha
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Alfabetização
Língua portuguesa - ortografia e silabação
Língua portuguesa - fonologia
Escrita
Fala
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 3-Set-2014
Referência: LIMA, Elaine Rocha. A influência da fala na escrita dos alfabetizandos. 2014. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise de fenômenos fonológicos que influenciam a escrita dos estudantes durante o período de alfabetização. Nesse sentido, foi utilizado como referencial teórico para abordar o tema sobre as regularidades e irregularidades ortográficas Morais (2007). Também tomou-se como referência, no capítulo que trata sobre fenômenos fonológicos que influenciam na escrita dos alfabetizandos, Bortoni-Ricardo (2008), para tratar sobre os traços graduais e descontínuos da língua. Além disso, no mesmo capítulo, busca-se apresentar um quadro elaborado a partir do quadro apresentado na tese de doutorado de Pereira (2008), com vista a resumir algumas regras variáveis mais comuns no português brasileiro. Diante disso, em vista a alcançar o objetivo proposto em identificar, descrever e analisar os fenômenos da fala que influenciam na escrita dos alunos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho etnográfico em uma escola pública do Distrito Federal, nas turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Foram realizadas observações e também foram lecionadas aulas pela pesquisadora. Além disso, foi utilizado como instrumento de pesquisa: análise documental dos textos produzidos pelos alunos. A partir dos dados obtidos, foi possível concluir que, nas produções escritas dos alfabetizandos, os fenômenos da fala influenciam a grafia e, por isso, o professor precisa compreender essas dificuldades para, a partir daí, propor estratégias didáticas que auxiliem os seus alfabetizandos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents an analysis of phonological phenomena that influence the writing of students during literacy. It was used as a theoretical framework to address the issue on orthographic regularities and irregularities Morais (2007). Also taken as reference, in the chapter on phonological phenomena that influence the writing of learners, Bortoni-Ricardo (2008), to treat about the gradual and discontinuous features of the language. Moreover, in the same chapter, we seek to provide a framework drawn from the framework presented in the doctoral thesis of Pereira (2008), in order to summarize some common variables rules in Brazilian Portuguese. Therefore, in order to achieve the proposed to identify, describe and analyze phenomena of speech that influence students' writing, a qualitative research was held in a public school of the Distrito Federal, in groups of 2 and 3rd year of elementary school. Observations were made and lessons were taught by the researcher. Furthermore, it was used as a research tool: documentary analysis of texts produced by students. From the data obtained, it was concluded that, in the written productions of the learners, the phenomena of speech influence the spelling and therefore the teacher needs to understand these difficulties and, from there, propose teaching strategies that help their learners.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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