Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8232
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcosViniciusdeMeloOrrico.pdf2,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Procedimento para seleção de motor e bateria para veículo elétrico
Autor(es): Orrico, Marcos Vinícius de Melo
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Motores elétricos
Baterias elétricas
Automóveis
Otimização estrutural
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 28-Ago-2014
Referência: ORRICO, Marcos Vinícius de Melo. Procedimento para seleção de motor e bateria para veículo elétrico. 2013. xi, 102 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente documento trata sobre o uso e especificação de motores e baterias na dinâmica veicular, inspirado por uma necessidade de escolha acerca desses aparelhos pelo projeto CICLAR - veículo elétrico para coleta seletiva no campus Darcy Ribeiro, em um momento onde houve dúvidas sobre a melhor forma de se especificar qual seria a opção mais indicada para o tipo de aplicação cabível ao projeto. No texto são expostos ao leitor os principais modelos existentes no mercado para esses equipamentos, suas características, como por exemplo, a capacidade de uma bateria ou o tipo de corrente de alimentação de um motor, os tipos de controle possíveis e uma comparação de vantagens e desvantagens. Para exprimir a aderência ao método, foram escolhidos variáveis como a sustentabilidade, peso e segurança, itens que esclarecem os pontos mais importantes ao se escolher um banco de baterias tracionarias ou motor elétrico. É então montada uma tabela com a colocação de cada um dos objetos qualificados, resultando em uma classificação para cada um deles. O objetivo principal é autenticar um modelo de otimização que possa ser utilizado no momento da escolha do melhor par de motor-bateria tanto para as tendências encontradas atualmente pelo mercado como para casos mais específicos, permitindo a possibilidade de alternativas para uma ampla variedade de aplicações. Em sua última parte, validam-se os modelos propostos através de análise de artigos e dados de veículos que já estão à venda em alguns países.
Abstract: This paper attends with the use and specification of motors and batteries in the vehicle dynamics, inspired by a need for selection on these devices by the project CICLAR - electric vehicle for collection at Campus Darcy Ribeiro, in a time where there were doubts about the best way to specify what would be the most appropriate option for the type of application appropriate to the project. In this text, the reader are explained about the main designs in the market for such equipment, the characteristics such as the capacity of a battery or the type of current supply of an engine, the types of possible control and a comparison of advantages and disadvantages. To express adherence to method, variables were chosen as sustainability, weight and safety items that clarify the most important points when choosing a traction battery bank or electric motor. A table is then assembled by placing each of the objects qualified resulting in a rating for each. The main objective is to authenticate an optimization model that can be used when choosing the best pair of motor-battery both for tendency currently found in the market as to a more specific adhibition, allowing the possibility of alternatives for a wide variety of applications. In its final part, the models proposed by analyzing articles and data from vehicles that are already on sale in some countries are validated.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons