Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroSouzaBastosJunior.pdf442,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologias e estratégias utilizadas para o ensino de zoologia
Autor(es): Bastos Júnior, Pedro de Souza
Orientador(es): Costa, Elizabeth Maria Mamede da
Assunto: Zoologia
Ciências - estudo e ensino
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 20-Ago-2014
Referência: BASTOS JÚNIOR, Pedro de Souza. Metodologias e estratégias para o ensino de zoologia. 2013. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: As mudanças nos métodos de ensino, ao longo da história, sempre estiveram ligadas às modificações sócio-históricas e políticas da sociedade, sendo assim, novas metodologias e estratégias foram desenvolvidas a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente o professor de Ciências tem ao seu alcance várias alternativas metodológicas como: investigativa; demonstrativa e lúdica para deixar suas aulas mais atraentes. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais metodologias e estratégias estão sendo empregadas para ensinar os conteúdos de zoologia nas escolas públicas do ensino fundamental de Planaltina DF. A coleta de dados foi realizada em 12 escolas com 35 professores de ciências. A maior parte deles é licenciada em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, possuem menos de cinco anos nesta disciplina e 37% apresentam vínculo temporário. Esta pesquisa mostrou que as metodologias e estratégias mais utilizadas no ensino de seres vivos ainda são as tradicionais, no entanto, também registrou o uso de metodologias diversificadas com um conjunto maior de recursos didáticos. Como contribuição deste trabalho sugere-se um investimento na produção de materiais didáticos como jogos, coleções de animais, modelos e experimentos adaptados para sala de aula que favoreçam atividades que coloquem o aluno como agente do seu próprio conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons