Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroSouzaBastosJunior.pdf442,78 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Elizabeth Maria Mamede da-
dc.contributor.authorBastos Júnior, Pedro de Souza-
dc.identifier.citationBASTOS JÚNIOR, Pedro de Souza. Metodologias e estratégias para o ensino de zoologia. 2013. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.en
dc.description.abstractAs mudanças nos métodos de ensino, ao longo da história, sempre estiveram ligadas às modificações sócio-históricas e políticas da sociedade, sendo assim, novas metodologias e estratégias foram desenvolvidas a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente o professor de Ciências tem ao seu alcance várias alternativas metodológicas como: investigativa; demonstrativa e lúdica para deixar suas aulas mais atraentes. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais metodologias e estratégias estão sendo empregadas para ensinar os conteúdos de zoologia nas escolas públicas do ensino fundamental de Planaltina DF. A coleta de dados foi realizada em 12 escolas com 35 professores de ciências. A maior parte deles é licenciada em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, possuem menos de cinco anos nesta disciplina e 37% apresentam vínculo temporário. Esta pesquisa mostrou que as metodologias e estratégias mais utilizadas no ensino de seres vivos ainda são as tradicionais, no entanto, também registrou o uso de metodologias diversificadas com um conjunto maior de recursos didáticos. Como contribuição deste trabalho sugere-se um investimento na produção de materiais didáticos como jogos, coleções de animais, modelos e experimentos adaptados para sala de aula que favoreçam atividades que coloquem o aluno como agente do seu próprio conhecimento.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordZoologiaen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPrática de ensino - ciênciasen
dc.titleMetodologias e estratégias utilizadas para o ensino de zoologiaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-08-20T19:57:39Z-
dc.date.available2014-08-20T19:57:39Z-
dc.date.issued2014-08-20T19:57:39Z-
dc.date.submitted2013-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8185-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons