Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DanielydeFreitasSoares.pdf159,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico gerencial para a implementação de um SGA conforme a ISO 14.001 : um estudo de caso no sistema bancário
Autor(es): Soares, Daniely de Freitas
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Gestão ambiental
Sistema de Gestão Ambiental
Responsabilidade socioambiental
ISO 14001
Data de apresentação: 24-Fev-2014
Data de publicação: 16-Ago-2014
Referência: SOARES, Daniely de Freitas. Diagnóstico gerencial para a implementação de um SGA conforme a ISO 14.001: um estudo de caso no sistema bancário. 2014. 20 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A preocupação com o meio ambiente é um tema amplamente debatido, porém, para a maioria das empresas, essa preocupação ainda não se transformou em práticas administrativas e operacionais efetivas. O objetivo do trabalho é avaliar os pontos fortes e fracos de uma instituição financeira para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) passível de ser certificado pela Organização Internacional para Padronização (ISO) conforme a percepção dos funcionários com diferentes funções da instituição. Para tanto, aplicou-se um questionário para os funcionários da organização no intuito de mensurar as dificuldades para a implementação de um SGA em seu ambiente de trabalho. O instrumental analítico empregado foi a análise de cluster e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Os resultados indicaram algumas vantagens para o estabelecimento de um SGA, dado a existência de alguns programas de gestão ambiental na instituição, porém, são ações isoladas, carecendo ainda de um maior envolvimento de todos os funcionários e um tratamento integrado das questões ambientais com as demais atividades empresariais. Os funcionários com função estratégica apresentaram-se mais otimistas em relação ao estabelecimento do SGA comparativamente aos de função operacional e gerencial. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Nowadays, concern for the environment is a widely debated topic, but for most businesses, this concern has not yet become effective on administrative and operational practices. The objective is to assess the strengths and weaknesses from a financial institution for the implementation of an Environmental Management System (EMS) can be certified by the International Organization for Standardization (ISO) as the perceptions of employees with different functions of the institution. To do so, we applied a questionnaire to employees of the organization in order to measure the difficulty of EMS implementing in their work environment. The analytical tool used was cluster analysis and Mann-Whitney non-parametric test. The results showed some advantages for the establishment of an EMS, given the existence of some environmental management programs in the institution, however, are isolated actions still lacking a greater involvement of all employees and an integrated treatment of environmental issues with other business activities. Employees with strategic function were more optimistic about the establishment of the EMS compared those of operational and managerial function.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Curso de Graduação em Gestão Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons