Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8159
Título: | Concepções de ligações químicas dos estudantes que ingressam no ensino médio |
Autor(es): | Lima, Márcia Conceição Rocha |
Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Ligações químicas Estudantes do ensino de segundo grau Química - estudo e ensino Prática de ensino - ciências |
Data de apresentação: | Jun-2011 |
Data de publicação: | 15-Ago-2014 |
Referência: | LIMA, Márcia Conceição Rocha. Concepções de ligações químicas dos estudantes que ingressam no ensino médio. 2011. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2011. |
Resumo: | No ensino de ciências espera-se que o estudante desenvolva a capacidade de tomar decisões e vincular o conteúdo trabalhado com o contexto social em que este está inserido. A abordagem de conceitos de química nas séries finais do Ensino Fundamental (E.F) requer do aluno uma compreensão mais significativa, desenvolvendo capacidade de relacionar o que é visto em sala com o mundo que o cerca, fazer observações, análises e questionamentos de fenômenos cotidianos. O conteúdo de ligação química é apontado por muitos autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem qualitativa dos conteúdos, evitando detalhamento no nível molecular e atômico que não fazem sentido neste nível de escolaridade. No entanto, o recurso didático mais utilizado nesta fase de escolarização é o livro didático e quando a abordagem não está adequada à série do aluno, há dificuldades no aprendizado ou surgimento de concepções alternativas, muito distantes do conhecimento cientifico. Neste trabalho discutiremos as dificuldades na aprendizagem de ligações químicas e abordagem desta nos livros didáticos e por professores de ciências, a partir de uma pesquisa qualitativa com alunos ingressantes no Ensino Médio de escolas públicas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons