Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Lima, Márcia Conceição Rocha | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Márcia Conceição Rocha. Concepções de ligações químicas dos estudantes que ingressam no ensino médio. 2011. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2011. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, 2011. | en |
dc.description.abstract | No ensino de ciências espera-se que o estudante desenvolva a capacidade de tomar decisões e vincular o conteúdo trabalhado com o contexto social em que este está inserido. A abordagem de conceitos de química nas séries finais do Ensino Fundamental (E.F) requer do aluno uma compreensão mais significativa, desenvolvendo capacidade de relacionar o que é visto em sala com o mundo que o cerca, fazer observações, análises e questionamentos de fenômenos cotidianos. O conteúdo de ligação química é apontado por muitos autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem qualitativa dos conteúdos, evitando detalhamento no nível molecular e atômico que não fazem sentido neste nível de escolaridade. No entanto, o recurso didático mais utilizado nesta fase de escolarização é o livro didático e quando a abordagem não está adequada à série do aluno, há dificuldades no aprendizado ou surgimento de concepções alternativas, muito distantes do conhecimento cientifico. Neste trabalho discutiremos as dificuldades na aprendizagem de ligações químicas e abordagem desta nos livros didáticos e por professores de ciências, a partir de uma pesquisa qualitativa com alunos ingressantes no Ensino Médio de escolas públicas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ligações químicas | en |
dc.subject.keyword | Estudantes do ensino de segundo grau | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - ciências | en |
dc.title | Concepções de ligações químicas dos estudantes que ingressam no ensino médio | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T23:20:42Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15T23:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15T23:20:42Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8159 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|