Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TaniaMariaDaSilvaNogueira.pdf384,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valorização da arte no currículo escolar e a motivação como propulsora de novas construções na realidade escolar
Autor(es): Nogueira, Tânia Maria da Silva
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Reis, Liceros Alves dos
Assunto: Currículo escolar
Arte na educação
Motivação na educação
Comunidade e escola
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 13-Ago-2014
Referência: NOGUEIRA, Tânia Maria da Silva. Valorização da arte no currículo escolar e a motivação como propulsora de novas construções na realidade escolar. 2013. 50 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo, de cunho qualitativo, teve por objetivo investigar a motivação dos alunos em uma escola pública do Distrito Federal, Centro de Apoio Integral à Criança de Santa Maria, Distrito Federal, no que tange às suas produções artísticas, bem como a dinâmica de incentivo oportunizada àqueles alunos diante da realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar com a exposição de seus trabalhos escolares no meio acadêmico. Através de entrevista guiada por roteiro de pesquisa específico, realizou-se a coleta de dados junto ao Conselho Escolar e aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental daquela unidade de ensino, sobre a questão da reflexão sob visões diferenciadas da comunidade escolar em relação à Arte e a sua valorização como disciplina no currículo escolar. Verificou-se a linha consensual da valorização das produções artísticas dos alunos como ação importante para a motivação do seu processo de ensino. Em contrapartida, também se observou que alguns entrevistados não atribuem à construção de conhecimento por meio da utilização da Arte em uma abordagem interdisciplinar e transversal –conceitos também apresentados como fundamentação da pesquisa para o desenvolvimento do aluno.Neste sentido, a disciplina de Artes necessita ser reconhecida pelos estudantes como uma ferramenta de motivação e reconstrução de valores. Concluiu-se que a referida disciplina, no contexto escolar, oportuniza a construção de conhecimento; pode proporcionar prazer e conduzir às construções significativas para o aluno. Assim, tem-se a necessidade de se romper com construções culturais que priorizam a aprendizagem das demais disciplinas em detrimento à disciplina Arte.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons