Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8135
Título: | As concepções acerca da avaliação formativa na visão dos professores do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) |
Autor(es): | Pfahl, Cynthia Alice Moraes Ribeiro |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Marinho, Marilene Pinheiro |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Prática de ensino Alfabetização |
Data de apresentação: | 3-Mai-2013 |
Data de publicação: | 13-Ago-2014 |
Referência: | PFAHL, Cynthia Alice Moraes Ribeiro. As concepções acerca da avaliação formativa na visão dos professores do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). 2013. 43 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho monográfico propõe uma análise sobre o embasamento teórico no qual os professores do Ensino Fundamental do Bloco inicial de Alfabetização - (BIA) apoiam seu processo avaliativo e uma discussão acerca das concepções que definem a avaliação na sua práxis pedagógica. Tem como principal objetivo analisar a concepção dos professores do Bloco Inicial de Alfabetização sobre avaliação formativa. Para tanto foi utilizado uma pesquisa de cunho qualitativo através de análise de documentos e entrevista semi-estruturada em uma escola da rede pública do Distrito Federal. Tendo como principais fontes de pesquisa estudiosos como Villas Boas e Vygstsky e documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os resultados apontam para uma necessidade de formação do educador quanto à pratica avaliativa, para assim valer a concepção da avaliação formativa como um alicerce de uma educação eficaz e igualitária. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons