Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlineFranciscaSousaBrito.pdf669,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O projeto político pedagógico e o papel do professor- coordenador
Autor(es): Brito, Aline Francisca Sousa
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Oliveira, Sônia Ferreira de
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores - formação
Educação rural
Educação continuada
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: BRITO, Aline Francisca Sousa. O projeto político pedagógico e o papel do professor- coordenador. 2013. 59 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília (DF), 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel do coordenador pedagógico na elaboração e articulação do projeto político-pedagógico, enquanto agente articulador da formação continuada dos professores. Definiu-se como campo empírico uma escola de zona rural, localizada em Brazlândia – DF, pertencente à Rede Pública de Ensino, dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos. Participaram da pesquisa três (03) professores, um (01) coordenador pedagógico e uma (01) vice-diretora. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, entrevista, questionário e análise documental. Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pelo coordenador na escola pesquisada ainda não tem contribuído para a articulação do projeto da escola, devido a interferência de relações de poder da diretora, caracterizando dessa forma, um empecilho para a gestão democrática e participativa. O estudo foi pautado nas obras de Nóvoa (1992), Vasconcelos (2009), Veiga (2001), dentre outros.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons