Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlessandraMaradeOliveira.pdf524,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção do projeto político-pedagógico numa proposta de trabalho coletivo sob a articulação do coordenador pedagógico
Autor(es): Oliveira, Alessandra Mara de
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Oliveira, Sônia Ferreira de
Assunto: Coordenação pedagógica
Autonomia escolar
Qualidade (Educação)
Ensino - legislação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 12-Ago-2014
Referência: OLIVEIRA, Alessandra Mara de. A construção do projeto político-pedagógico numa proposta de trabalho coletivo sob a articulação do coordenador pedagógico. 2013. 44 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília (DF), 2013.
Resumo: A elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) parte de uma construção coletiva, devendo esta ser mediada e articulada pelo coordenador pedagógico que tem grande responsabilidade na integração do grupo. A escola tem autonomia para traçar um caminho que direcione suas ações. A partir das atribuições do coordenador pedagógico é possível que este defina com cada segmento as metas e objetivos que nortearão o trabalho escolar. O coordenador assume um papel relevante de mediação e articulação para levar a reflexão à comunidade escolar a fim de compartilhar ideias e criar estratégias para que o grupo se una e defina as diretrizes, as prioridades da escola e como trabalhar para alcançar os caminhos traçados. Numa percepção solidária, os segmentos escolares podem decidir sobre sua participação, visto que esta é um direito constitucional adquirido e essencial para a dinâmica educacional, dessa forma garantindo um trabalho participativo não abdicando do seu direito de interagir com as causas da educação. A construção do PPP vai muito além do cumprimento da legislação. Ela revela a autonomia da escola e leva a comunidade escolar a usufruir dessa independência, permitindo que o coletivo crie as estratégias necessárias para formar seus alunos, buscando a qualidade do ensino e formação dos cidadãos que almeja. A transparência das ações pedagógicas por meio do PPP facilita o diálogo, suscita discussões e críticas objetivando a avaliação e consequentemente a reformulação de novas estratégias. Diante do exposto, o olhar atento do coordenador contribui para que a construção do PPP seja eficiente e realmente participativa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centros de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons