Resumo: | A presente monografia pretende tratar do programa educacional apresentado em A República de Platão, considerando o contexto histórico-social desta obra e alguns possíveis elos com a educação contemporânea contemplada por Paulo Freire em A Pedagogia do Oprimido. Platão sugere a formação de um Estado justo fundamentado numa noção meritocrática de justiça. Para isso, esse Estado deverá ser governado por filósofos, detentores do Bem e conhecedores das essências. Além de governar a cidade, os filósofos serão aqueles responsáveis pela educação dos outros cidadãos. A fim de tornar a cidade justa, os cidadãos deverão se submeter a um rigoroso programa educativo que iniciará no momento da concepção de cada indivíduo, através de uma seleção eugênica. Posteriormente, através de uma educação inicial, as crianças revelarão suas aptidões e talentos, determinando, assim, a sua classe social bem como sua função dentro da Cidade. Durante a idade adulta, os cidadãos mais virtuosos que foram selecionados, através dos seus talentos e aptidões, para receber uma educação superior, estudarão minunciosamente as matemáticas e a dialética tornando-se, posteriormente, aptos para governar a cidade. Paulo Freire, por sua vez, apresenta uma proposta educativa contemporânea de caráter libertador e emancipatório, fundamentando-se numa noção igualitária de justiça que se contrapões à meritocracia platônica. |