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dc.contributor.advisorPortugal, Agnaldo Cuoco-
dc.contributor.authorPereira, Marina Lins Marques-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marina Lins Marques. Natureza e objetivos da educação em A república de Platão e elementos de comparação com a pedagogia de Paulo Freire. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014.en
dc.description.abstractA presente monografia pretende tratar do programa educacional apresentado em A República de Platão, considerando o contexto histórico-social desta obra e alguns possíveis elos com a educação contemporânea contemplada por Paulo Freire em A Pedagogia do Oprimido. Platão sugere a formação de um Estado justo fundamentado numa noção meritocrática de justiça. Para isso, esse Estado deverá ser governado por filósofos, detentores do Bem e conhecedores das essências. Além de governar a cidade, os filósofos serão aqueles responsáveis pela educação dos outros cidadãos. A fim de tornar a cidade justa, os cidadãos deverão se submeter a um rigoroso programa educativo que iniciará no momento da concepção de cada indivíduo, através de uma seleção eugênica. Posteriormente, através de uma educação inicial, as crianças revelarão suas aptidões e talentos, determinando, assim, a sua classe social bem como sua função dentro da Cidade. Durante a idade adulta, os cidadãos mais virtuosos que foram selecionados, através dos seus talentos e aptidões, para receber uma educação superior, estudarão minunciosamente as matemáticas e a dialética tornando-se, posteriormente, aptos para governar a cidade. Paulo Freire, por sua vez, apresenta uma proposta educativa contemporânea de caráter libertador e emancipatório, fundamentando-se numa noção igualitária de justiça que se contrapões à meritocracia platônica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlatãoen
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997en
dc.subject.keywordEducação - filosofiaen
dc.titleNatureza e objetivos da educação em A república de Platão e elementos de comparação com a pedagogia de Paulo Freireen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-08-11T23:54:26Z-
dc.date.available2014-08-11T23:54:26Z-
dc.date.issued2014-08-11T23:54:26Z-
dc.date.submitted2014-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8106-
dc.language.isoPortuguêsen
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