Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GuilhermeFayVergara.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implantação de softwares como serviço em uma nuvem privada para a fábrica de software da FGA
Autor(es): Vergara, Guilherme Fay
Orientador(es): Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
Coorientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Computação em nuvem
Redes de computação
Engenharia de software
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 9-Ago-2014
Referência: VERGARA, Guilherme Fay. Implantação de softwares como serviço em uma nuvem privada para a fábrica de software da FGA. 2014. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é trazer ao leitor primeiramente o estado da arte sobre computação em nuvem, posteriormente, uma breve indicação de ferramentas para computação em nuvem, passando por todos os níveis de arquitetura, e posteriormente a proposição de um modelo de implantação de computação em nuvem para a fábrica de software da faculdade do Gama e por último, a implantação de parte deste modelo. A implantação destes serviços é dentro de uma nuvem privada, alocada dentro dos servidores do CEBRASPE. Os principal serviços disponíveis são: O expresso que é um sistema que é mantido principalmente pelo SERPRO, e o Owncloud um software que implanta o compartilhamento de aquivos na nuvem. Estes serviços servem principalmente para aumentar a produtividade dos membros da fábrica, e aumentar a sua colaboratividade nos projetos desenvolvidos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this final course design is bring the reader first state of the art on cloud computing later a brief explanation of tools for cloud computing, through all levels of architecture, and later the proposition of a deployment model of computing cloud to the software factory and finally the deployment of this model. The deployment of such services is within a private cloud, allocated within the CEBRASPE servers. The main services are available: Express which is a system that is primarily maintained by SERPRO, and owncloud, software that implements the sharing of any files in the cloud. These services increase the productivity of the factory members and increase their collaboration in projects developed internally.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons