Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VastiRibeiroDeSousaSoares.pdf275,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A criatividade como auxilio ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo
Autor(es): Soares, Vasti Ribeiro de Sousa
Orientador(es): Silva, Jeane Medeiros
Coorientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Coordenação pedagógica
Criatividade no trabalho
Grupos de trabalho
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: SOARES, Vasti Ribeiro de Sousa. A criatividade como auxilio ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo. 2013. 35 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia trata de uma reflexão das várias abordagens sobre criatividade ressaltando o papel do coordenador pedagógico e o trabalho coletivo em duas escolas públicas de Santo Antônio do Descoberto-GO. Sabendo que a criatividade é tema de estudo de outras correntes teóricas como: filosofia, sociologia, antropologia, e as neurociências, tem como finalidade imbuir ao trabalho do coordenador pedagógico junto à coletividade escolar um trabalho mais direcionado a este profissional tão importante para organização da escola. Criatividade aqui está relacionada á tomada de decisão para organização escolar e auxílio nos projetos didáticos pedagógicos. Ser um coordenador pedagógico criativo é ser um profissional que sabe mediar seu trabalho de forma organizada, proficiente e coletiva. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Ensino Fundamental, situadas no município de Santo Antônio do Descoberto-GO; dois coordenadores pedagógicos e dois gestores. A escolha dessas escolas é por serem as maiores no município, por isso exige um trabalho mais intenso dos coordenadores pedagógicos. Com o objetivo em contribuir para o bom desenvolvimento do trabalho escolar coletivo, este trabalho veio para fomentar a importância desse trabalho participativo com criatividade para repensarmos a aprendizagem dos nossos alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons