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Título: Estudo de viabilidade técnica de injeção de gás natural em motores diesel
Autor(es): Carvalho, Danilo Honorato de
Orientador(es): Siqueira, Mario Benjamim Baptista de
Coorientador(es): Hidalgo Falla, Maria del Pilar
Assunto: Diesel
Gás natural
Motor - diesel
Gás como combustível
Poluentes
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 1-Ago-2014
Referência: CARVALHO, Danilo Honorato de. Estudo de viabilidade técnica de injeção de gás natural em motores diesel. 2014. xiv, 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As novas políticas de controle e redução das emissões de gases poluentes mostram-se gradualmente mais restritivas, especialmente aos motores de combustão interna. No Brasil, os motores que funcionam com óleo diesel como combustível contribuem majoritariamente para as emissões de gases poluentes. O presente estudo possui como objetivo atestar a viabilidade técnica da substituição parcial de óleo diesel pelo gás natural, este, conhecido por gerar uma queima mais limpa. O método consiste na conversão de um motor que funciona exclusivamente com óleo diesel para um motor que admite simultaneamente o óleo diesel e gás natural. O motor convertido será avaliado tanto pelas emissões de gases poluentes, bem como pelo desempenho apresentado. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
New policies to control and reduce emissions of polluting gases show gradually become more restrictive, especially for internal combustion engines. In Brazil, the engines that run on diesel as fuel contribute mainly to emissions of greenhouse gases. The present study aims to certify the technical feasibility of the partial substitution of diesel with natural gas, this, known for generating a cleaner burning. The method consists in converting a motor that works exclusively with diesel fuel to an engine that supports both diesel and natural gas. The converted engine will be evaluated both by emissions of polluting gases, as well as the performance presented.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.
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