Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DaniloHonoratodeCarvalho.pdf2,81 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSiqueira, Mario Benjamim Baptista de-
dc.contributor.authorCarvalho, Danilo Honorato de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Danilo Honorato de. Estudo de viabilidade técnica de injeção de gás natural em motores diesel. 2014. xiv, 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.en
dc.description.abstractAs novas políticas de controle e redução das emissões de gases poluentes mostram-se gradualmente mais restritivas, especialmente aos motores de combustão interna. No Brasil, os motores que funcionam com óleo diesel como combustível contribuem majoritariamente para as emissões de gases poluentes. O presente estudo possui como objetivo atestar a viabilidade técnica da substituição parcial de óleo diesel pelo gás natural, este, conhecido por gerar uma queima mais limpa. O método consiste na conversão de um motor que funciona exclusivamente com óleo diesel para um motor que admite simultaneamente o óleo diesel e gás natural. O motor convertido será avaliado tanto pelas emissões de gases poluentes, bem como pelo desempenho apresentado. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractNew policies to control and reduce emissions of polluting gases show gradually become more restrictive, especially for internal combustion engines. In Brazil, the engines that run on diesel as fuel contribute mainly to emissions of greenhouse gases. The present study aims to certify the technical feasibility of the partial substitution of diesel with natural gas, this, known for generating a cleaner burning. The method consists in converting a motor that works exclusively with diesel fuel to an engine that supports both diesel and natural gas. The converted engine will be evaluated both by emissions of polluting gases, as well as the performance presented.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDieselen
dc.subject.keywordGás naturalen
dc.subject.keywordMotor - dieselen
dc.subject.keywordGás como combustívelen
dc.subject.keywordPoluentesen
dc.titleEstudo de viabilidade técnica de injeção de gás natural em motores dieselen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-08-01T00:42:57Z-
dc.date.available2014-08-01T00:42:57Z-
dc.date.issued2014-08-01T00:42:57Z-
dc.date.submitted2014-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8021-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoHidalgo Falla, Maria del Pilar-
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons