Título: | A avaliação ao final do bloco inicial de alfabetização |
Outros títulos: | A avaliação no 3º ano do bloco inicial de alfabetização |
Autor(es): | Souza, Odalúcia Maria de Araújo Lopes de |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Soares, Enilvia Rocha Morato |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Alfabetização |
Data de apresentação: | 18-Abr-2013 |
Data de publicação: | 30-Jul-2014 |
Referência: | SOUZA, Odalúcia Maria de Araújo Lopes de. A avaliação ao final do bloco inicial de alfabetização. 2013. [38] f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar como são avaliadas as crianças que cursam o 3º ano de escolarização do Bloco Inicial de Alfabetização, de uma escola da rede pública do Distrito Federal, bem como as concepções que a professora dessa classe tem sobre esse processo e suas intervenções junto aos alunos após a aplicação e correção dos instrumentos de avaliação. A análise se valeu da abordagem qualitativa. Para isso, utilizou-se de procedimentos como a realização de entrevista com a professora regente da turma e com uma aluna, além da observação de atividades realizadas pela professora e de análise do documento intitulado Diretrizes Pedagógicas do BIA (SEDF, 2012). Quando analisadas à luz do referencial teórico que fundamentou o estudo, as informações levantadas em campo permitiram perceber que ainda falta conhecimento no que se refere a avaliação formativa e como pode ser desenvolvida no cotidiano da alfabetização, numa proposta de ciclos, bem como as intervenções a serem realizadas para que o aluno alcance o objetivo proposto ao final do 3º ano, que é estar alfabetizado, apropriando-se da leitura e escrita. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|