Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SimoneMouraGoncalvesDeLima.pdf503,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento e avaliação das aprendizagens na escola de anos finais : um estudo sobre concepções e práticas docentes
Autor(es): Lima, Simone Moura Gonçalves de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Soares, Enilvia Rocha Morato
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Planejamento educacional
Prática de ensino
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 28-Jul-2014
Referência: LIMA, Simone Moura Gonçalves de. Planejamento e avaliação das aprendizagens na escola de anos finais: um estudo sobre concepções e práticas docentes. 2013. 54 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo buscou analisar o papel ocupado pela avaliação no planejamento e nas práticas pedagógicas de duas professoras que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A análise se valeu da abordagem qualitativa e o levantamento de dados efetivou-se a partir de procedimentos como a observação de coordenações pedagógicas e de aulas, bem como a realização de entrevistas com as interlocutoras. Verificou-se pressupostos da avaliação formativa presentes nas práticas pedagógicas das docentes pesquisadas e indicativos da existência de uma articulação entre o planejamento e as avaliações por elas desnvolvidas. Entretanto, não se comprovou haver articulação entre o trabalho individual desenvolvido pelas educadoras e os projetos coletivos da escola em que se realizou a pesquisa. O estudo indicou a formação continuada como um elemento que pode contribuir para que as docentes organizem seu trabalho numa perspectiva formativa e a coordenação pedagógica como espaço permanente de formação docente, com condições de promover reflexões e, em consequência, mudanças de concepções e posturas que propiciem aos estudantes melhores condições para o desenvolvimento de suas aprendizagens.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons