Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SimoneMouraGoncalvesDeLima.pdf503,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorLima, Simone Moura Gonçalves de-
dc.identifier.citationLIMA, Simone Moura Gonçalves de. Planejamento e avaliação das aprendizagens na escola de anos finais: um estudo sobre concepções e práticas docentes. 2013. 54 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar o papel ocupado pela avaliação no planejamento e nas práticas pedagógicas de duas professoras que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A análise se valeu da abordagem qualitativa e o levantamento de dados efetivou-se a partir de procedimentos como a observação de coordenações pedagógicas e de aulas, bem como a realização de entrevistas com as interlocutoras. Verificou-se pressupostos da avaliação formativa presentes nas práticas pedagógicas das docentes pesquisadas e indicativos da existência de uma articulação entre o planejamento e as avaliações por elas desnvolvidas. Entretanto, não se comprovou haver articulação entre o trabalho individual desenvolvido pelas educadoras e os projetos coletivos da escola em que se realizou a pesquisa. O estudo indicou a formação continuada como um elemento que pode contribuir para que as docentes organizem seu trabalho numa perspectiva formativa e a coordenação pedagógica como espaço permanente de formação docente, com condições de promover reflexões e, em consequência, mudanças de concepções e posturas que propiciem aos estudantes melhores condições para o desenvolvimento de suas aprendizagens.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãoen
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titlePlanejamento e avaliação das aprendizagens na escola de anos finais : um estudo sobre concepções e práticas docentesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-28T23:25:41Z-
dc.date.available2014-07-28T23:25:41Z-
dc.date.issued2014-07-28T23:25:41Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7990-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoSoares, Enilvia Rocha Morato-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons