Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FelipeCostaVieira.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação da aprendizagem musical de uma turma de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Brasília com base nos princípios de aprendizagem informal de Lucy Green
Autor(es): Vieira, Felipe Costa
Orientador(es): Eid, Jordana Pacheco
Assunto: Música - instrução e estudo
Aprendizagem informal
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 23-Jul-2014
Referência: VIEIRA, Felipe Costa. A avaliação da aprendizagem musical de uma turma de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Brasília com base nos princípios de aprendizagem informal de Lucy Green. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir da minha observação e participação como estagiário em um projeto de ensino e aprendizagem musical realizado durante o período de estágio do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília. O projeto se baseou na abordagem de aprendizagem informal de Lucy Green (2008) em que os alunos tinham que se reunir em grupos e tirar as músicas de sua própria escolha de ouvido e no final do projeto realizar uma apresentação. Esta pesquisa buscou entender quais significados este processo teve para os alunos, se houve celebração musical, e se eles tiveram uma relação positiva ou negativa diante dos significados inerentes e delineados da música (GREEN, 2006). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma entrevista em grupo focal com os alunos que realizaram o projeto. Concluiu-se com o trabalho que a celebração musical ocorreu de fato, e os alunos que celebraram o processo de aprendizagem musical foram os que tiveram uma boa relação com as músicas escolhidas e uma boa inserção no grupo de colegas. Isso possibilitou que eles se sentissem confortáveis para interagirem com o significado inerente, e consequentemente, ter uma experiência de celebração.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons