Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Silva, Alba Regina Lopes da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alba Regina Lopes da. Epistemologia da avaliação. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Pedagogia à Distância. | en |
dc.description.abstract | Frente às dificuldades que a educação vem enfrentando em relação à melhoria da sua qualidade, a avaliação tem obtido grande espaço destacando-se como um conjunto de conhecimentos indispensáveis à rotina dos envolvidos, na medida em que se constitui como prática reflexiva do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação da aprendizagem ao longo dos anos tem assumido uma postura tradicional num enfoque classificatório e excludente, utilizando de instrumentos poucos confiáveis para coletas de dados da aprendizagem, valorizando mais os aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. Por isso a pretensão desse estudo foi analisar, no ambiente escolar, quais são as concepções de avaliação de aprendizagem utilizadas para avaliação dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com quatro professores de uma escola pública, onde os mesmos responderam a um questionário contendo quatro perguntas e uma complementação de frases. Os dados coletados foram reunidos em uma tabela com categorias referentes a cada pergunta. Com a análise dos dados foi possível concluir que o processo avaliativo que permeia a escola tem sofrido mudanças consideráveis, tendo em vista que a avaliação na escola tem assumido característica formativa. Percebeu-se também o uso de outros instrumentos para avaliação, como é o caso do portfólio e do relatório. Contudo ainda há resquícios da avaliação tradicional. Para que exista uma aplicação efetiva dos processos avaliativos na escola é necessário que se invista cada vez mais na formação continuada dos professores e no uso da avaliação diagnóstica e formativa como alternativa eficaz no processo de construção do conhecimento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.title | Epistemologia da avaliação | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-19T02:28:54Z | - |
dc.date.available | 2014-07-19T02:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19T02:28:54Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7889 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|