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dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorPereira, Caroline Mendes-
dc.identifier.citationPEREIRA, Caroline Mendes. Como a educação especial inclusiva tem sido trabalhada na escola?. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um estudo científico referente à Educação Especial Inclusiva, que tem por objetivo geral investigar como a Educação Especial Inclusiva tem sido tratada na escola. E por objetivos específicos conhecer a situação do ambiente escolar em relação à Educação Especial Inclusiva; investigar se existem ações relativas à Educação Especial Inclusiva na escola e; investigar quais são as implicações de tais ações. Tal pesquisa justifica-se como meio de conhecer o contexto educacional local em relação à Educação Especial Inclusiva, levando a reflexão de nossas intervenções pedagógicas para compreender como a Educação Especial Inclusiva tem sido trabalhada na escola. O presente tema tem gerado diferentes debates e preocupações para todos que discutem e atuam na educação dentro dos temas transversais da pedagogia problematizadora. O instrumento metodológico adotado na pesquisa foi à observação. E por fim, por meio das análises dos resultados alcançados pela pesquisa, consideramos que o desenvolvimento de uma criança sendo ela deficiente ou não, não está limitada ao espaço físico, mas sim a diferentes fatores e precisamos compreender que cada aluno tem uma maneira própria de desenvolver-se. Assim, cabe ao professor e aos agentes envolvidos na prática pedagógica propiciar meios para que esse desenvolvimento aconteça de forma inclusiva. O aluno “deficiente” não deve ser estigmatizado e sim, encorajado ao desenvolvimento de suas habilidades. O papel da escola e de todos os envolvidos no processo educacional é o de promover as ações e práticas que levem ao objetivo e realização de uma educação valorativa, humanizadora e igualitária a todos. Diante do contexto comprova-se que o diálogo é o grande propulsor para que a Educação Especial Inclusiva seja de fato promovida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.titleComo a educação especial inclusiva tem sido trabalhada na escola?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-19T02:05:13Z-
dc.date.available2014-07-19T02:05:13Z-
dc.date.issued2014-07-19T02:05:13Z-
dc.date.submitted2013-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7887-
dc.language.isoPortuguêsen
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