Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Pereira, Caroline Mendes | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Caroline Mendes. Como a educação especial inclusiva tem sido trabalhada na escola?. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013. | en |
dc.description | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um estudo científico referente à Educação Especial Inclusiva, que tem por objetivo geral investigar como a Educação Especial Inclusiva tem sido tratada na escola. E por objetivos específicos conhecer a situação do ambiente escolar em relação à Educação Especial Inclusiva; investigar se existem ações relativas à Educação Especial Inclusiva na escola e; investigar quais são as implicações de tais ações. Tal pesquisa justifica-se como meio de conhecer o contexto educacional local em relação à Educação Especial Inclusiva, levando a reflexão de nossas intervenções pedagógicas para compreender como a Educação Especial Inclusiva tem sido trabalhada na escola. O presente tema tem gerado diferentes debates e preocupações para todos que discutem e atuam na educação dentro dos temas transversais da pedagogia problematizadora. O instrumento metodológico adotado na pesquisa foi à observação. E por fim, por meio das análises dos resultados alcançados pela pesquisa, consideramos que o desenvolvimento de uma criança sendo ela deficiente ou não, não está limitada ao espaço físico, mas sim a diferentes fatores e precisamos compreender que cada aluno tem uma maneira própria de desenvolver-se. Assim, cabe ao professor e aos agentes envolvidos na prática pedagógica propiciar meios para que esse desenvolvimento aconteça de forma inclusiva. O aluno “deficiente” não deve ser estigmatizado e sim, encorajado ao desenvolvimento de suas habilidades. O papel da escola e de todos os envolvidos no processo educacional é o de promover as ações e práticas que levem ao objetivo e realização de uma educação valorativa, humanizadora e igualitária a todos. Diante do contexto comprova-se que o diálogo é o grande propulsor para que a Educação Especial Inclusiva seja de fato promovida. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.title | Como a educação especial inclusiva tem sido trabalhada na escola? | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-07-19T02:05:13Z | - |
dc.date.available | 2014-07-19T02:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19T02:05:13Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/7887 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|