Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/7882
Título: | Uma reflexão sobre as especificidades da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Souza, Hamilton Pereira de |
Orientador(es): | Córdova, Rogério de Andrade |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Alfabetização Letramento |
Data de apresentação: | 7-Dez-2013 |
Data de publicação: | 19-Jul-2014 |
Referência: | SOUZA, Hamilton Pereira de. Uma reflexão sobre as especificidades da educação de jovens e adultos. 2013. [68] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, São Gonçalo-RJ, 2013. |
Resumo: | Este trabalho é uma reflexão sobre as peculiaridades e dificuldades presentes no cotidiano de alunos e professores da educação de jovens e adultos em meio ao processo de alfabetização e letramento, destacando os anseios de alunos e professores inseridos nesse processo formativo diante das dificuldades vivenciadas no mesmo, bem como também, as perspectivas projetadas pelos dispositivos legais e suas devolutivas ou mesmo nulidade em sala de aula. Dada a relevância social dessa modalidade educativa, essa pesquisa valorizou a contribuição direta dos atores envolvidos diretamente com essa práxis educacional, para tanto, foram empregados instrumentos de coleta de dados que, permitissem o por meio do confronto de informações a percepção dos fenômenos que envolvem as dificuldades presentes nesse processo de inclusão social. Assim essa pesquisa foi realizada considerando justaposição entre informações coletadas por meio de questionários, entrevistas, verificação de documentos e preceitos legais, o que culminou em uma análise sobre as dificuldades encontras na educação de jovens e adultos local, bem como as possibilidades de intervenção por meio de uma atuação pedagógica contextualizada, isto dito, passei a explorar as origens de determinadas de situações que foram apresentadas pelos professores e alunos como elementos que se opunham ao processo educativo de jovens e adultos da escola estudada. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons