Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaReginaBotelhodeLacerda.pdf4,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos de alfabetização : uma observação em sala de aula de uma escola pública do ensino fundamental
Autor(es): Lacerda, Flávia Regina Botelho de
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Prática de ensino
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: LACERDA, Flávia Regina Botelho de. Métodos de alfabetização: uma observação em sala de aula de uma escola pública do ensino fundamental. 2013. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo observar em sala de aula a leitura e escrita de uma turma de 2º Ano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública de ensino na cidade de Alexânia – GO. O intuito era o de investigar se o método aplicado pela professora regente da turma era eficaz no processo de alfabetização e letramento daqueles estudantes por saber que essa fase da jornada escolar é uma das que mais exige atenção do professor por ser considerada uma das mais difíceis. Para isso, foram realizadas algumas observações em sala de aula com a turma pesquisada com o propósito de observar a mediação da professora e o desempenho dos alunos em compreensão leitora e escrita, foco desta investigação. Para mais bem compreender o processo em sala de aula, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre métodos de alfabetização e um questionário com a professora para complementar a coleta de dados. Como resultados, observou-se uma turma bem alfabetizada, que demonstrou gosto e entusiasmo pela leitura e foi capaz de recontar o que leu em um texto escrito bem estruturado.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons