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Título: Educação e trabalho : a importância do trabalho na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Freitas, Bruna Moura de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - currículo
Trabalho
Educação e trabalho
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: FREITAS, Bruna Moura de. Educação e trabalho: a importância do trabalho na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que tem por finalidade atender aos alunos com rupturas no processo educacional, algumas muito significativas, e por diversos motivos. Diante dos objetivos da E.J.A, dentre eles, a preparação do estudante para o mundo trabalho, é preciso entender qual é o sentido e a importância do trabalho para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a relação entre educação e trabalho estabelecida dentro do currículo e documentos norteadores da E.J.A no sistema de ensino brasileiro e busca verificar se este mesmo currículo tem atendido as necessidades e expectativas desses jovens e adultos trabalhadores nas questões inerentes ao mundo do trabalho. Nota-se que ao longo dos anos a relação educação e trabalho foi estabelecida no currículo apenas com a intenção de preparar mão de obra qualificada para atender as demandas do capitalismo. Uma nova configuração de sociedade, lutas constantes por outro modelo de educação e politicas públicas em torno da Educação de Jovens e Adultos tem favorecido essa relação no currículo da E.J.A com o intuito de proporcionar uma educação significativa, considerando o trabalho como principio educativo ou continua a favorecer a manutenção do capitalismo? É com a perspectiva voltada para os sujeitos da E.J.A que esse trabalho se apresenta, buscando ressaltar a importância de se adotar um currículo que contemple uma formação integral e que considere o trabalho como eixo estruturante para se pensar o sentido e a importância do trabalho para os estudantes da E.J.A. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Youth and adult education is a teaching modality which aims meet students with disruptions in the educational process, some significant many, and for several reasons. On the objectives of EJA, including the preparation of the student for the world of work, is necessary to understand what is the meaning and importance of the work for the students of youth and adult education. This work proposes a reflection on the relation between education and work within established curriculum and guiding documents of EJA, the Brazilian educational system and verifies whether this same curriculum has met the needs and expectations of these young people and adult workers in the questions involved to the working world. Relation to education and work has been established over the years, the curriculum only with the intention of preparing qualified manpower to meet the needs of capitalism. A configurate a new society, constant struggles for a different model of education and public policies around youth and adult education has favored this relation in the curriculum of the EJA, in order to provide a meaningful education, considering the work as an educational principle and continues to favor the maintenance of capitalism? It is the prospect facing students EJA, this work presents, seeking to emphasize the importance of adopting a curriculum that contains an integral formation and consider the work as structure for thinking about the meaning and importance of the work for students EJA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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