Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EduardoEngelmannRodrigues.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão democrática : a relação entre participação discente e os índices de evasão e reprovação em uma escola pública do DF
Autor(es): Rodrigues, Eduardo Engelmann
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Gestão escolar democrática
Gestão escolar - Distrito Federal
Cidadania
Evasão escolar
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: RODRIGUES, Eduardo Engelmann. Gestão democrática: a relação entre participação discente e os índices de evasão e reprovação em uma escola pública do DF. 2013. 169 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho analisa a participação discente na organização de uma escola de Ensino Médio da Rede Pública do Distrito Federal, levando em consideração o contexto histórico da gestão escolar do DF e os eixos de luta que caracterizam a gestão democrática da educação. Apoiado nas contribuições teóricas de autores como Adilson Cesar de Araújo, Ana Elizabeth M. de Albuquerque, Carolina Soares Mendes, Erasto Fortes Mendonça e Vitor Henrique Paro, analisou-se as considerações dos discentes, da coordenadora, do diretor e do expresso no projeto político-pedagógico sobre alguns dos mecanismos de participação formal da comunidade escolar definidos pela Lei Nº 4.751/2012 (Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil), bem como as relações entre os segmentos e outros espaços em que a gestão democrática se manifesta, buscando fortalecer as discussões sobre este modelo de gestão e evidenciar qual o seu papel na redução dos índices de evasão e reprovação escolar. Quanto aos resultados, destacam-se o impacto da cultura organizacional sobre os índices, a importância das políticas públicas e a participação no contexto da formação para a cidadania. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyses the student participation in the organization of a Secondary School of the Rede Pública de Ensino do Distrito Federal [Federal District Public Education Network], taking into account the DF’s historical context of school management and the axes of struggle that characterize democratic management of education. From theoretical considerations of authors like Adilson Cesar Araújo, Ana Elizabeth M. de Albuquerque, Carolina Soares Mendes, Erasto Fortes Mendonça and Vitor Henrique Paro, were examined the considerations of students, the coordinator, director and political-pedagogical project on some of the mechanisms of formal participation of the school community defined by local law, as well as relations between segments and other spaces where democratic management manifests, seeking to strengthen the discussions on this management model and highlight what is its role in reducing dropout rates and school failure. As for the results, the impact of organizational culture on the rates, the importance of public policies and participation in the training for citizenship is ratified.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons