Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielaMacielPinto.pdf2,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mediação pedagógica : a influência do professor em meio à aplicação de um novo recurso
Autor(es): Pinto, Gabriela Maciel
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Mediação pedagógica
Ensino fundamental
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 18-Jul-2014
Referência: PINTO, Gabriela Maciel. Mediação pedagógica: a influência do professor em meio à aplicação de um novo recurso. 2013. 111 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Uma das principais questões que tanto permeiam a prática docente e exercem forte influência sobre o processo de ensino-aprendizagem significativo é o conceito de mediação pedagógica. Diante desta temática, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central analisar as influências da natureza de mediação pedagógica na aprendizagem de conceitos matemáticos, no contexto de aplicação de um novo recurso pedagógico. Foi realizado em uma Escola Classe do Distrito Federal, em três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Buscando ampliar e complementar os conhecimentos a serem adquiridos, três objetivos específicos foram delineados: analisar como as concepções de mediação influenciam na definição de estratégias pedagógicas pensadas ao longo do planejamento; analisar as mediações pedagógicas realizadas pelas professoras em uma aula considerada inovadora; e analisar com as professoras participantes os resultados obtidos na aula em função das diferentes mediações pedagógicas realizadas. Para tanto, neste estudo de abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa teórica com ênfase nos autores L.S Vygotsky, Muniz (2013), Cavalcanti (2005), Tunes, Tacca e Bartholo Júnior (2005), que fundamentaram a pesquisa participante, cujos instrumentos utilizados foram a observação, o diário de campo e a análise de documento (análise de protocolos). Por meio dos dados coletados e das análises realizadas, constatou-se que o papel do professor enquanto mediador já é algo conhecido e exercitado pelas professoras participantes, pois durante todo o processo de elaboração, realização e avaliação do recurso pedagógico estiveram presentes concepções e estratégias de mediação pedagógica. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
One of the main issues that permeate teaching practice and have a strong influence on the process of meaningful teaching and learning is the concept of pedagogical mediation. Given this theme, this work of completion is mainly aimed to analyze the influence of the nature of pedagogical mediation on learning of mathematical concepts, in the context of implementing a new teaching resource. Was performed in a Class School of the Federal District, in three groups of 4th year of Primary Education (Early Years). Seeking to expand and complement the knowledge to be acquired, three specific objectives were outlined: to analyze how the concepts of mediation influence the definition of teaching strategies designed along the planning; to analyze pedagogical mediations conducted by teachers in a classroom considered innovative; and to analyze teachers participating in class the results according to different pedagogical mediations conducted. Therefore, in this qualitative study was taken a theoretical research with emphasis on the authors: LS Vygotsky , Muniz (2013) , Cavalcanti (2005) , Tunes, Tacca and Bartholo Jr. (2005), which motivated the participant survey, which conducted instruments were observation, field diary and document analysis (protocol analysis). Through the data collected and the analyzes, it was found that the teacher's role as facilitator is something already known and exercised by the participating teachers, because during the whole process of planning, implementing and evaluating teaching resource were present concepts and strategies pedagogical mediation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons