Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaRibeiroFranco.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorFranco, Flávia Ribeiro-
dc.identifier.citationFRANCO, Flávia Ribeiro. O papel dos dilemas na pedagogia de grupos socioeducativos. 2013. 101 [2] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo geral investigar o papel dos dilemas na pedagogia de grupos socioeducativos (GS), compreendendo os dilemas como situações de conflito que envolvem escolhas significativas e diretivas da vida daquele que escolhe. Por estarem sempre presentes na vida do ser humano e serem ainda pouco refletidos em seu caráter pedagógico, os dilemas são a questão central da presente pesquisa. Para melhor compreensão do assunto foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem fenomenológica sobre as vivências e relatos registrados em notas de campo acerca dos dilemas dos participantes de grupos socioeducativos que estão em conflito com a lei por porte ou uso de substâncias ilícitas. Buscando conhecer e analisar o papel dos dilemas nesses grupos, definiu-se três objetivos específicos: investigar a pedagogia psicodramática abordada no grupo, caracterizar o grupo socioeducativo como ambiente de aprendizagem e analisar os dilemas encontrados. Através dessa pesquisa notou-se que os dilemas assumiram: o papel de unir os participantes do grupo em torno de um tema; o papel de incluir as pessoas; o papel de abrir cena para discussão e o papel de estimular a inquietação e buscas por respostas. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work has as main objective to investigate the role of the dilemmas in the pedagogy of socio groups (SG), comprising the dilemmas and conflict situations that involve significant policy choices and the life that you choose. For always being present in the lives of human beings and still be somewhat reflected in their pedagogical, dilemmas are the central issue of this research. For better understanding of the subject an exploratory phenomenological approach to their experiences and stories recorded in field notes about the dilemmas of the participants of socio groups that are in conflict with the law for possession or use of illegal substances was performed. Seeking to understand and analyze the role of the dilemmas these groups, we defined three specific objectives: to investigate the psychodrama pedagogy addressed the group, characterizing the group as childcare learning environment and analyze the dilemmas found. Through this research it was noted that the assumed dilemmas : the role of uniting the members of the group around a theme, including the role of people, the role of opening scene for discussion and role of encouraging unrest and searches for answers.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGrupos socioeducativosen
dc.subject.keywordDrogas - abuso - tratamentoen
dc.subject.keywordPedagogia psicodramáticaen
dc.titleO papel dos dilemas na pedagogia de grupos socioeducativosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-18T15:30:07Z-
dc.date.available2014-07-18T15:30:07Z-
dc.date.issued2014-07-18T15:30:07Z-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7870-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons