Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo observar e analisar o empenho da professora em relação ao envolvimento e bem-estar das crianças, numa perspectiva da qualidade da mediação das aprendizagens oferecidas. Analisando como o empenhamento da professora é fator de qualidade na educação infantil. Para tal foram observadas três atividades: Rodinha, Atividade livre e Atividade dirigida. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo como participantes a professora e 4 crianças de sua turma escolhidas aleatoriamente, sendo duas meninas e dois meninos. Foi realizada em uma escola pública, situada na Cidade Administrativa do Gama-DF. Os principais autores usados no referencial foram: Sousa (1998;2006), Zabalza (1998), Laevers (2004; 2005), Formosinho (2009), dentre outros. Os dados foram construídos a partir de registro de observação de 3 atividades cotidianas selecionadas em função de sua estruturação – da mais para a menos estruturada. Conclui-se que a análise do empenhamento da professora se caracterizou como fundamental, para se medir a qualidade das mediações das aprendizagens por ela oferecida. Notou-se que, os variados níveis de envolvimento e bem-estar, apresentados pelas crianças estão diretamente relacionados ao grau de empenhamento apresentado pela professora nas atividades. Dessa forma, quanto maior o grau de empenho da professora, maior foram os níveis de bem-estar e envolvimento apresentados pelas crianças. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This survey analyses the effort of the teacher related to the involvement and wellness of the children, analysing how the teacher‟s endevour is a factor of quality in the children's education. The survey used three activities: Rodinha, Atividade Livre and Atividade dirigida to made the analysis. The survey had a qualitative nature and had 5 participates: 2 boys, 2 girls, arbitrarily chosen, and also the teacher. This was made in a public school located in Gama-DF. The main authors used were: Sousa (1998;2006), Zabalza (1998), Laevers( 2004; 2005), Formosinho (2009) amongst others. The documented data was based on the observations of three daily activities selected according with its structuration - from the most complex to the least complex. We conclude that the analysis of the commitment of the teacher was regarded as crucial to measure the quality of the mediation of learning offered by it. It was noted that the varying levels of involvement and well-being, presented by children are directly related to the degree of commitment shown by the teacher in the activities. Thus, the higher the degree of commitment of the teacher, the higher levels of well-being and involvement exhibited by the children. |