Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a relação da reescrita de textos literários com o desenvolvimento do processo autoral dos alunos. Para compreender esta relação delineamos três objetivos específicos: analisar como as práticas dialógicas entre alunos e professor, e entre os próprios alunos, mediatizam o processo autoral dos alunos; compreender a contribuição do texto literário no desenvolvimento das habilidades do aluno como leitor-escritor e caracterizar as práticas escolares que favorecem a leitura e a produção de textos. Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os referenciais teóricos dos autores: Yunes (2003), Kramer (2003), Munhoz (2008), Vigotsky (2009), Fernández (2001) e outras fontes. O estudo foi organizado em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, realizado em uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Utilizamos como instrumentos de construção de dados a observação participante, o Projeto Pequenos Escritores e uma entrevista semiestruturada com três alunas da turma. Os resultados deste estudo indicam que a Literatura Infantil abriu possibilidades para que os Pequenos Escritores estabelecessem relações tanto técnicas com a linguagem escrita como possibilidades de expressar, de criar através da escrita, reconhecendo-se como autores dos seus textos e afirmando a possibilidade de ser autor numa reescrita. O papel do outro foi fundamental para que os alunos começassem a escrever, mostrando que as práticas dialógicas entre os alunos e o professor e o próprio texto mediaram o processo autoral dos alunos. Ficou evidenciado também que o texto literário contribui no desenvolvimento das habilidades do aluno como leitor e escritor, e que esse desenvolvimento se dá através de práticas pedagógicas que buscam não apenas a aprendizagem da leitura e da escrita numa dimensão técnica, mas na possibilidade de criar através da escrita, exercendo a autoria. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to investigate the relation of literary texts rewriting with the student’s development of authorial process. To comprehend this relation we have outlined three specific goals: to analyze how the dialogic practices between students and teacher, and between the own students, interpose the student’s authorial process; to comprehend the contribution of literary text in the development of student’s abilities as reader-writer and to characterize the school practices that propitiate the reading and text writing. To base the date analysis, we have used the theoretical referential from the authors: Yunes (2003), Kramer (2003), Munhoz (2008), Vigotsky (2009), Fernández (2001) and other sources. The study was organized in a perspective of qualitative search, it has taken place in a fourth grade class of the elementary school in a public school in Distrito Federal. We have used as instruments of date construction the participant observation, the Project Little Writers and a semi structured interview with three students. The results of this study indicates that the Child Literature has opened possibilities to the Little Writers establish relation as technics with the writing language as possibilities of expressing, of creating through the writing, recognizing themselves as authors and affirming the possibility of being author in a rewriting. The task of the other was essential for the students starting to write, showing that the dialogic practices between students and teacher and the own text have interposed the student’s authorial process.
It was evidenced that the literary text contributes in the development of student’s abilities as reader and writer, and that development happens through the pedagogic practices that look for not just the reading and the writing learning in a technic dimension, but in a possibility of creating through the writing, exerting the authorship. |