Resumo: | A sociedade vive hoje a era da informação, a qual está cada vez mais ao alcance de todos em pouquíssimo tempo. Acompanhando esse contexto, as tecnologias da informação e comunicação tem se apresentado como elemento provedor de informação, chegando, inclusive, aos ambientes escolares. Assim, cabe questionar como se dá o uso de tecnologias na escola. Pensando nisso, o presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar o uso de tablets em duas escolas do Distrito Federal que adotaram o uso deste aparato tecnológio em seu projeto educativo. Para responder ao objetivo geral, os objetivos específicos são: analisar o processo de preparação da escola para o uso dos tablets, analisar os objetivos da inserção e o uso dos tablets na escola, identificar as percepções de professores e alunos sobre o uso dos tablets e identificar como os sujeitos envolvidos avaliam o uso dos tablets na escola. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e se desenvolveu a partir de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada em duas escolas, uma escola particular que adotou o uso dos tablets tanto por seus professores como por seus alunos e uma escola pública que recebeu os tablets do Governo do Distrito Federal no ano de 2013. Foram realizadas entrevistas com um coordenador, um professor e dois alunos do ensino médio de cada escola. Após as entrevistas foram feitas as análises das falas dos sujeitos para podermos assim avaliar como se dá o uso dos tablets em cada escola. Concluímos que: a escola particular se preparou para implementar os tablets, enquanto a escola pública não recebeu nenhuma preparação; o objetivo da escola particular é de melhorar a qualidade do ensino ofertado enquanto a escola pública não possui nenhum objetivo concreto; os sujeitos da escola particular avaliaram positivamente o uso dentro de sua escola, enquanto os sujeitos da escola pública não. Percebemos com a pesquisa a importância de se ter uma preparação adequada para a utilização dos tablets, além de se ter o envolvimento de todos da comunidade escolar envolvidos em todos os momentos no projeto. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The society lives today the information era, where this information is more and more reach of everybody in a little time. Following this context, the information and comunication’s tecnology has been presented as an element provider of information, getting, inclusive, to the schools. Although, we have to question how the tecnology has been used in the schools. Thinking on it, this Course Conclusion Paper has the objective of examine the use of tablets in two brazilian schools. To reach the mean objective, the specifics objectives are: examine the school’s preparation proccess to use tablets; examine the school’s objective to use the tablets; identify the teacher’s and student’s perception about the use of tablets; and identify how the envolved person evaluate this use in school. The research has a qualitative approach and was developed from semistructured interviews. The research was made in two schools, one particular that implemented the tablets in its programming class and one public that received the tablets from the government of Federal District of Brazil on 2013. The interviews were made with a coordinator, a teacher and two high school students of those schools. After, it was made the analysis of those inerviews to evaluate how the tablets are used in each school. In conclusion the particular prepared itself to implement the tablets, while the public school hasn’t received any preparation; the mean objective of the particular school is to improve the education quality, while the public school has not a mean objective; the evaluate on the particular school about the use of tablets was positive, while in public school it was not. We undestood with the research the real importance of having an appropriate preparation to use the tablets, and have a insertion and involvement of the education comunity in this Project. |