Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BeatrizdeJesusTeixeira.pdf326,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da familia na escola
Autor(es): Teixeira, Beatriz de Jesus
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Lar e escola
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: TEIXEIRA, Beatriz de Jesus. A participação da familia na escola. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este estudo tem por tema a participação da família na escola, seu objetivo geral é Investigar os fatores que levam a pouca participação das famílias no acompanhamento escolar de seu(s) filho(s).Com base nisso esse trabalho de conclusão de curso teve os seguintes objetivos específicos: Levantar junto as famílias, elementos de sua rotina que impedem o acompanhamento das atividades escolares de seu(s) filho (s) e verificar se as famílias consideram importante sua participação diária no acompanhamento das atividades diárias de seu(s) filho (s). Um dos autores que fizeram parte do trabalho foram Souza e Filho,(2008) e Cavalcante,(1998). Os dados foram coletados a partir de questionário que foram enviados pelos alunos da Escola Municipal Lindaura Brito de Assunção, situada em Carinhanha Bahia para ser entregue as suas respectivas famílias. A pesquisa investigou o comprometimento que a família tem com seus filhos, no sentido de estar contribuindo e acompanhando a aprendizagem escolar. Os dados da pesquisa aponta que as possíveis causas das famílias não acompanharem seus filhos na vida escolar são os trabalhos do dia a dia e a doença. Nesse sentido, mesmo que as famílias atuais precisam trabalhar fora de casa para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a sua família, ela em hipótese alguma poderá se distanciar da vida escolar de seu filho, pois, essa não deixa de ser um valioso instrumento de crescimento para o indivíduo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons