Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7857
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GerciliadaConceicaoGoncalves.pdf354,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As atividades lúdicas e sua aplicação em uma creche do município de Carinhanha/BA
Autor(es): Gonçalves, Gercília da Conceição
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Jogos educativos
Ludicidade
Educação de crianças
Carinhanha (BA)
Data de apresentação: 14-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: GONÇALVES, Gercília da Conceição. As atividades lúdicas e sua aplicação em uma creche do município de Carinhanha/BA. 2013. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar e refletir sobre o uso de atividades lúdicas nas práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil, em 05 turmas de uma creche municipal de Carinhanha - BA. Tendo como objetivo geral analisar as atividades lúdicas no processo de escolarização de crianças de 04 e 05 anos, buscando discutir o lúdico e suas possibilidades pedagógicas no desenvolvimento integral dessas crianças. A sustentação teórica para a discussão dos dados coletados na pesquisa empírica teve como referência alguns importantes autores e estudiosos da temática, dentre eles podemos destacar: Kramer (2007); Delgad (2008); Neto (2001); Cartaxo (2011); Rau (2007); Maluf (2012); Ostetto (2000); Lima (1987); Para a pesquisa empírica, utilizei a abordagem qualitativa da pesquisa de natureza descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e as entrevistas semiestruturadas, com base principalmente, em Marconi (2009); Cruz (2011; e Ludke e André (1986) Os principais resultados encontrados na presente investigação, demonstram que ainda é bastante incipiente a presença de atividades lúdicas na pratica pedagógica das professoras pesquisadas, embora, a maioria declare ter noções da importância do lúdico no processo de escolarização no espaço da creche. Constatei ainda, que há pouca aplicação de estratégias de ensino e aprendizagem envolvendo o lúdico como possibilidade de enriquecer e ampliar o repertório das aprendizagens significativas das crianças de 04 e 05 anos de idade. De outro lado, as professoras pesquisadas envolvidas com essas crianças, não são estimuladas e/ou orientadas a incluir em suas práticas educativas cotidianas brincadeiras, jogos, e o brincar. Fatores como capacitação continuada de professores, infraestrutura adequada no espaço da creche poderiam contribuir para que uma educação de qualidade vá ao encontro dos interesses da criança, de um modo geral e, em especial, atenda sua dimensão lúdica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons