Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_OzelmaNeresSantiago.pdf401,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização e letramento no ensino fundamental – 1º e 2º ano
Autor(es): Santiago, Ozelma Neres
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Leitura - educação
Escrita
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: SANTIAGO, Ozelma Neres. Alfabetização e letramento no ensino fundamental – 1º e 2º ano. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2013.
Resumo: Diante da necessidade de estudar a alfabetização e letramento no Ensino Fundamental – anos iniciais, especificando-se nas práticas metodológicas em sala de aula, o presente trabalho tem por objetivo compreender o desenvolvimento dos alunos e as práticas de leitura e escrita no seu processo de alfabetização e letramento. Definiram-se como objetivos específicos. Observar como acontece o processo de leitura e escrita dos alunos. Analisar se as práticas metodológicas desenvolvidas pelo professor valorizam os conhecimentos e experiências vividas de leitura e escrita pelo aluno. Identificar a partir da leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental (1º e 2º anos) pontos que interferem na sua aprendizagem. Neste estudo, o processo de alfabetização pode ser entendido como o ato de interpretar, compreender, contestar e ter conhecimento do que lê e escreve E letramento que segundo Soares ( 2001) é o resultado obtido pelo sujeito quando adquire conhecimentos para responder às demandas sociais de leitura e escrita. Sousa (2007) define a alfabetização como um meio para o letramento. Para fundamentar a análise de dados, construímos o referencial com os estudos de Emilia Ferreiro (1999), que dedicou seu trabalho de pesquisas que norteia o educador conhecer os níveis e hipóteses de escrita utilizadas pelos alunos em processo de alfabetização. Optamos pela metodologia qualitativa, realizando um estudo com crianças do primeiro e segundo anos do ensino fundamental em que o foco foram os diversos níveis de escrita na alfabetização: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. Os dados foram colhidos por meio dos instrumentos de entrevista, observação e análise documental e a análise de dados foi realizada com base nas entrevistas feita com professores de alfabetização. Obtendo um ótimo resultado com a pesquisa, pois através da pesquisa pode-se conhecer como está sendo trabalhados os processos de alfabetização e letramento das crianças do Ensino Fundamental da escola pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons