Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DanielaCaldeira_ErikaShibata_GabrielaPassos_banner.pdf206,22 kBAdobe PDFver/abrir
2014_DanielaCaldeira_ErikaShibata_GabrielaPassos.pdf418,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A orientação profissional em EJA : um caminho para a construção da autoestima do aluno
Autor(es): Caldeira, Daniela Laender
Shibata, Erika Akemi Yoshida
Passos, Gabriela de Oliveira
Orientador(es): Cruz, Helvia Leite
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Orientação educacional
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autoestima - estudantes
Orientação profissional
Orientação educacional
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: CALDEIRA, Daniela Laender; YOSHIDA, Erika Akemi; PASSOS, Gabriela de Oliveira. A orientação profissional em EJA: um caminho para a construção da autoestima do aluno. 2014. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: Este Projeto de Intervenção Local (PIL) é o trabalho de conclusão do II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos (EJA). A elaboração deste é resultado de uma pesquisa realizada com alunos da 1ª Série do 3º Segmento do Centro Educacional GISNO e do Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Foi aplicado um questionário objetivando realizar um levantamento de dados para identificar o perfil dos alunos, averiguando os motivos pelos quais abandonaram os estudos e o que os levou a buscar a EJA. Também foi possível identificar o conhecimento em relação ao ENEM, ao ProUni e o desejo dos alunos em receber orientação profissional. Durante a pesquisa, também foi possível verificar que grande parte do alunado apresenta baixa autoestima. Diante desta demanda, o presente PIL tem como objetivo geral elevar a autoestima dos alunos por meio da Orientação Profissional. A metodologia deste projeto será de pesquisa-ação e pretende orientar os estudantes quanto às politicas públicas educacionais, à economia solidária e ao mundo do trabalho por meio da formação de hábitos de estudo, oficinas, workshops e atendimentos individuais. A avaliação será de forma contínua.
Abstract: This Draft Local Intervention (PIL) is the work of completing the II Specialization Course in Diversity and Citizenship Education with Emphasis in Youth and Adults (EJA). The elaboration of this is the result of a survey conducted with students from 1st Grade 3rd Segment Centro Educacional GISNO and Centro Educacional 02 do Cruzeiro. A questionnaire aimed to survey data to identify the profile of students by examining the reasons for dropouts and what led them to seek the EJA. It was also possible to identify the knowledge regarding the ESMS, the ProUni and the desire of students to receive professional guidance. During the research, it was also possible to see that much of the student body has low self-esteem. Faced with this demand, this PIL's general objective is to raise the self-esteem of students by means of Vocational Guidance . The methodology of this project is action research and aims to guide students as educational public policies, social economy and the world of work through the formation of habits of study, workshops and individual assistance. The evaluation will be continuously.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons