Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VenilciaPereiradeSouza.pdf524,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldade de aprendizagem na aquisição das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental I
Autor(es): Souza, Venilcia Pereira de
Orientador(es): Sousa, Luzia Costa de
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Leitura - educação
Escrita
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jul-2014
Referência: SOUZA, Venilcia Pereira de. Dificuldade de aprendizagem na aquisição das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do ensino fundamental I. 2013. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: A presente monografia é resultado de um estudo cujo objetivo foi investigar as dificuldades de aprendizagem na aquisição das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Povoado de São José no município de Carinhanha - BA. Partiu da seguinte indagação: que fatores geram dificuldades para a aprendizagem da leitura e escrita dos alunos, do 2º ano do Ensino Fundamental I da escola Municipal São José? Para fundamentar a analisar os dados, o referencial teórico pautou-se na consulta de várias obras de cunho psicoeducacional, buscou-se, portanto, suporte nas teorias de Ferreiro (2011), Freire (1989,1981), Vygotsky (1997,1988) Patto (1999,1990) Abaurre (1987) e Magda Soares (1998), entre outros. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, no que diz respeito aos instrumentos de coleta de dados, foram usados, observação participante em sala de aula, questionários aplicados às professoras e entrevista semiestruturada com o grupo focal constituído por alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras e uma amostra de 12 educandos que apresentam dificuldades na leitura e escrita. No tocante aos resultados obtidos estão: Dificuldades de aprendizagem tanto na leitura quanto na escrita em alguns alunos do ensino fundamental I decorrente de que fatores relacionados à prática escolar e ao contexto social e familiar, como também a falta de recursos didáticos e formação continuada aos docentes que lecionam no ciclo inicial de alfabetização do Ensino Fundamental, ficou claro a necessidade de melhorar o relacionamento da escola com a comunidade escolar, pois não existe formação educacional e social da criança sem a participação dos pais e responsáveis. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph is the result of a study conducted to investigate the learning difficulties in acquiring reading and writing skills of students in 2nd year of elementary school to a public school in town of the municipality of São José Carinhanha - BA. He left the following question: what factors lead to difficulties for the learning of reading and writing to students of 2nd year of elementary school of the City School San Jose ? In support of analyzing the data, the theoretical framework was based on consultation with various works of psychoeducational nature, we sought therefore support the theories of Smith (2011 ) , Freire ( 1989.1981 ), Vygotsky ( 1997.1988 ) Patto ( 1999.1990 ) Abaurre (1987 ) and Magda Soares (1998 ), among others . The methodology was qualitative research, with regard to the instruments of data collection were used, participant observation in the classroom, the teachers questionnaires and semi-structured interviews with focus groups consisting of students. The subjects of the study were two teachers and a sample of 12 students who have difficulties in reading and writing. Regarding the results obtained are: Learning disabilities in both reading and writing in some elementary school students I due to factors related to school practice and social and family background , as well as lack of teaching resources and continuing education for teachers that teach literacy in the initial cycle of elementary school, it was clear the need to improve the relationship of the school with the school community, as there is no educational and social development of children without the participation of parents and guardians.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons