Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucieneSilvadeSouza.pdf922,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDeconto, Neuza Maria-
dc.contributor.authorSouza, Luciene Silva de-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciene Silva de. As contribuições dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. 2013. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.en
dc.description.abstractA finalidade desta pesquisa foi investigar o valor pedagógico das atividades lúdicas - jogos e suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças na Educação Infantil e a importância, em especial nos anos iniciais de escolarização Fez parte deste estudo uma pesquisa de campo em uma escola de Educação Infantil da rede de ensino municipal de Carinhanha-Ba. Tracei como objetivo geral neste estudo, analisar como as atividades lúdicas –Jogos são utilizados na pratica pedagógica de professores em três turmas de crianças na faixa etária de cinco anos da Educação Infantil em uma escola da rede Municipal de Carinhanha –BA. Para dar sustentação teórica ao presente trabalho, foram estudados alguns dos principais estudiosos da temática, como : Kaercher (2001), Rosenau (2008 ), Rau (2007), Padilha e Inácio (2010) Friedman, (1996), Maluf (2012), Ludke e André (1986) Carvalho (1992) ; Antunes (1998,), Huizinga (1980), Lakatos e Marconi (2009), Cruz (2011), Zwierewicz (2009) e documentos como o Referencial Nacional da Educação Infantil RCNEI( 1998). O percurso metodológico para análise e interpretação dos dados teve como base a pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Os principais resultados dessa investigação mostram que por meio da observação foi possível perceber que as professoras mesmo tendo conhecimento de que os jogos são essenciais para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem das crianças, não utilizam no cotidiano escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordJogos educativosen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.titleAs contribuições dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-07-17T00:26:20Z-
dc.date.available2014-07-17T00:26:20Z-
dc.date.issued2014-07-17T00:26:20Z-
dc.date.submitted2013-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7847-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons