Título: | O lúdico no ensino de matemática nos anos iniciais da educação fundamental |
Autor(es): | Silva, Maria Aparecida Porfírio da |
Orientador(es): | Iunes, Silvana Maria Silva |
Assunto: | Atividades lúdicas Matemática - estudo e ensino Jogos em educação - matemática |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 17-Jul-2014 |
Referência: | SILVA, Maria Aparecida Porfírio da. O lúdico no ensino de matemática nos anos iniciais da educação fundamental. 2014. [49] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2014. |
Resumo: | A inserção de atividades lúdicas como: jogos, brincadeiras, entre outros abrem diversas alternativas para o professor expor de maneira descontraída os conteúdos. Por este motivo, as atividades lúdicas devem ser vivenciadas sempre na sala de aula, pois, é a partir do lúdico que o educando consegue visualizar a aplicação da matemática em seu cotidiano, ou seja, a sua verdadeira função. Sendo assim, um material imprescindível no bom relacionamento entre professor X aluno e aluno X aluno. E também é ferramenta para tentar sanar, ou amenizar alguma dificuldade em realizar as atividades propostas. Isto, porque é uma possibilidade para que afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro construa conhecimento por meio da alegria e do prazer. Neste sentido, a pesquisa enfatiza a importância do lúdico no ensino de matemática nos anos iniciais da educação fundamental I e II da Escola Municipal Holanda na Cidade de Goiás. Entretanto, percebe-se por meio da investigação que o ensino da matemática ainda possui um caráter tradicionalista. Portanto, é necessário que os educadores utilizem as atividades lúdicas para tentar amenizar esta situação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|